Adultos - A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó Lição 12: Quando Deus se revela ao homem

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: Quando Deus se revela ao homem.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Para concluir, leiam apliquem a dinâmica “O Convite de Deus”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Convite de Deus

Objetivos:

Contextualizar o convite divino a Jó, com a vida dos alunos.

Promover conhecimento sobre Deus.

Fortalecer relações interpessoais.

Material:

- ¼ da folha de papel ofício para cada aluno e caneta.

- 01 pequeno vídeo sobre:

O olho humano

Polinização das flores

Organização das formigas ou abelhas

Sistema de rotação e translação da Terra

Ondas do mar

Observação: Vejam a possibilidade de quantos você pode exibir.

Procedimento:

- Distribuam um pedaço da folha de papel ofício para cada aluno.

- Solicitem aos alunos para que escrevam duas características de uma pessoa da classe.

- Indaguem se alguém encontrou dificuldade e qual a razão. Por outro lado, também perguntem para os que tiveram facilidade para responder falar.

Espera-se que nesse questionamento haja consenso de que podemos indicar características de alguém quando conhecemos e/ou convivemos com esta pessoa.

- Falem: Jó tinha pouco conhecimento de Deus. Por isso, Deus, que é justo e misericordioso, para responder as indagações dele, faz um convite a Jó para que contemplasse a natureza conforme o texto bíblico 38. 1 a 4, 39. 1 a 6, 40. 15 a 18, 24, 41. 1 a 3.

Com as indagações divinas, os exemplos mencionados da criação revelam que Deus é grande, poderoso, criador, tem o domínio sobre a natureza e a vida, que se relaciona com os seres humanos, revelando-se através da natureza.

Esta contemplação da mecânica celeste e de toda a criação tinha o objetivo de fazer Jó entender e crer que Deus é quem tem o poder de controlar, tornando o sistema harmônico.

Jó não sabia explicar as perguntas feitas por Deus, demonstrando que sua sabedoria estava muito aquém da divina e, dessa forma, como poderia questionar Deus de igual para igual?

- Agora, falem para os alunos que eles precisam conhecer melhor quem é Deus. Que tal aceitar o convite que Deus fez a Jó?

Podemos conhecê-lo por suas características e/ou contemplando a natureza.

- Perguntem para os alunos qual ato criador divino quanto a criação que eles mais admiram.

Deixem que eles falem.

- Depois, indaguem:

Polinização das flores como funciona?

Já estudaram sobre o olho humano? Seu complexo funcionamento?

A organização das formigas e abelhas? Quem deu inteligência para esta organização

As ondas do mar?

Sistema de rotação e translação?

- Agora, exibam um pequeno vídeo sobre um ou mais temas citados no item anterior.

Caso não haja condição de exibir o vídeo, peçam para que os alunos pesquisem no Google ou You Tube.

- Para concluir, leiam:

“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”(Salmos 19:1).

Por Sulamita Macedo.

 

Para conclusão do trimestre, a aplicação da dinâmica abaixo descrita.

Dinâmica: Jó x 04 amigos

Objetivo:

Concluir o estudo sobre Jó, através da argumentação de seus amigos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú quanto a sua situação de sofrimento.

Contra argumentar as ideias destes amigos.

Material:

Digitar separadamente as ideias dos 04 amigos de Jó, contendo de forma objetiva o que defendiam, acusando Jó(veja no procedimento).

Nomes digitados de Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú, para identificação.

Recursos humanos:

04 alunos para representar Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.

Procedimento:

- Falem: Estudamos o que causou as perdas, a doença, o abandono e o sofrimento de Jó.

- Ele recebeu visita de 04 amigos: Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.

Neste momento, chamem 04 alunos e coloquem um nome de um dos amigos de Jó em cada um deles.

- Falem: Aqui temos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.

- Perguntem:

Está faltando algum personagem?

Certamente, os alunos vão falar que é Jó.

- Então, falem que cada aluno representará Jó. Como assim?

Claro que nem de longe nossa situação se iguala a de Jó. Porém, nós representaremos Jó quanto as aflições, as dificuldades, as doenças, o abandono que sofremos.

- Em seguida, peçam aos alunos que estão representando Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú para falar o que está escrito no papel que receberam.

Um de cada vez apresentará suas ideias quanto ao sofrimento de Jó.

Todos os alunos “Jó” devem contra-argumentar, apresentando o que afirma a palavra de Deus, se possível com referências bíblicas.

Para concluir, leiam Tg 5.11:

“Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”.

Por Sulamita Macedo.