ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - LIÇÃO 10

 

  

A ÉTICA CRISTÃ E A POLÍTICA

___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo suspira". 
                                                                                                                           Pv 29.2

Verdade aplicada
A Bíblia estabelece princípios éticos e limites no exercício da vida pública.
 
Textos de Referência.
Dt 17.14-20

Objetivos da Lição
- Compreender a Política e seus modelos;
- Observar a Política na Bíblia;
- Estabelecer fundamentos para uma política bíblica.

Introdução
Quando se fala em política logo nos vêm à mente as palavras corrupção e escândalo. Talvez, por este motivo, as nações passem por crises de integridade e justiça. É necessário ter uma consciência política para contribuirmos na formação de uma nação justa, igualitária e sem corrupção.

#pontochave
"Política justa se faz através de homens comprometidos com Deus e com os Valores Bíblicos".
 
1. Compreendo a política
O surgimento, se deu na antiga Grécia com a pólis (cidade - estado), onde um grupo de cidadãos viu a necessidade de administração da pólis. A conotação do termo política é bastante abrangente, mas em síntese, política tem a ver com a arte da administração de nações ou estados.
 
1.1. Tipos de Governo
Durante grande parte da História de Israel, a forma de governo era teocracia, pois Deus governava e Ele mesmo levantava os Seus representantes como Moisés e Josué. Após este período, efetivou-se em Israel a Monarquia.
Na antiga Grécia, Aristóteles dividiu a organização dos Estados em monarquia, aristocracia e democracia. Vale salientar que, no Brasil, vigora o regime presidencialista, onde o presidente ocupa a função de Chefe de Estado, e é eleito pela maioria dos votos válidos computados pelos TSE.

1.2. Política x politicagem
Já sabemos que política é a arte ou  a ciência de governar os destinos de uma nação. A politicagem é a maneira de usar a política para atender a interesses próprios ou alheios; uma das práticas mais conhecidas é o nepotismo. A mudança é paulatina, e por isso, os cidadãos precisam ter princípios e valores para a formação de um governo justo, ético e comprometido com o bem-estar social da nação. 

Refletindo
"O que me preocupa não é o grito dos maus; é o silêncio dos bons". Martin Luther King
 
2. A política na Bíblia
Tendo como definição de política "a arte de governar", podemos perceber que, durante os tempos bíblicos, sempre houve líderes a frente de uma nação. A Bíblia relata histórias de governadores, reis e chefes de estado que estiveram envolvidos com a vida pública, mantendo firme o seu caráter.

2.1. José e sua contribuição para a política
A História de José nos mostra o quanto Deus usa pessoas para cumprir Seus propósitos na prosperidade de uma nação. Em um momento de grande crise que afetou o mundo naquela época, José foi capaz de vender alimentos e enriquecer a nação egípcia. José tinha a sua dependência em Deus e não fazia alianças ilícitas. Quisera todo governante entendesse a sua missão com a nação e acima de tudo com Deus...

2.2. Fazendo a diferença num reino pagão
O que dizer de Daniel que, mesmo longe de sua pátria e vivendo num império de leis contrárias à sua, de maneira alguma aceitou mudar suas práticas para se ajustar a vida na sociedade babilônica. Mesmo tendo o poder que tinha não permitiu que seus valores e princípios fossem alterados. Homens que tem firmeza de caráter não deixam o poder subir à sua cabeça.

3. Uma política sadia
O que o mundo mais clama na atualidade é por transparência nos governos. Existe uma expectativa de que homens comprometidos com a verdade e com o bem-estar público esteja no poder para fazer a diferença. Em Deuteronômio 17, vemos sobre os deveres de um rei.
 
3.1. É necessário tomar cuidado com as riquezas
Um dos maiores problemas que afligem a sociedade, diz respeito a corrupção (desvio de dinheiro público e acordos excusos que visam o enriquecimento ilícito). Ao dar instruções aos reis em Israel, o Senhor os advertiu sobre a ganância. Infelizmente, o deus deste século tem sido Mamom, o pai do capitalismo. Em razão disto, é necessário que existam pessoas que não tenham amor ás riquezas.

3.2. Que observe as leis em seu cumprimento
Outro dever estabelecido por Deus aos reis, seria manter uma cópia da lei, lendo-a todos os dias para aprender a temer a Deus e fazer cumprir a lei. O temor a Deus livra dos laços da morte. É necessário que a lei seja primeiro cumprida pela liderança, para que o povo entenda a seriedade do governo. Deus estabeleceu preceitos para o bem-estar do povo.

Conclusão
A consciência política é fundamental no exercício da cidadania e na construção de uma sociedade próspera.

Eu aprendi que:

A Política precisa de homens comprometidos com a Ética Cristã, pois, só assim, veremos uma sociedade próspera.


Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/