Jovens: Os Bons e Maus Exemplos - Aprendendo com Homens e Mulheres da Bíblia Lição 13: Barnabé: Quando a Graça de Deus Faz a Diferença
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Barnabé: Quando a Graça de Deus Faz a Diferença.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, apliquem a dinâmica “
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Barnabé, fazendo a diferença
Objetivo: Concluir o estudo sobre Barnabé através de suas características.
01 folha de papel ofício com 02 perguntas para cada grupo(ver no procedimento)
01 quadro branco
01 marcador de quadro branco
Bíblia
Procedimento:
- Falem: Estudamos sobre o personagem bíblico Barnabé. No decorrer deste estudo, foram apresentadas várias características dele.
Quais foram estas características?
Aguardem as respostas. Se necessário, acrescente outras.
Generoso, acolhedor, misericordioso, incentivador, obediente a Deus, cheio do Espírito Santo, cheio de fé, dedicado a obra do Senhor.
“Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor”(Atos 11:24).
Escrevam no quadro as características citadas.
- Depois, dividam a turma em grupos pequenos. A quantidade de grupos vai depender do número de características.
- Entreguem para cada grupo um papel contendo as seguintes perguntas:
Qual a diferença que Barnabé fez com 02 destas características citadas nas situações estudadas?
Qual a diferença que eles(os alunos do grupo) estão fazendo com estas 02 características nas diversas situações, por exemplo: família, amizades, igreja, escola, universidade, vizinhos, pessoas carentes etc.
Os alunos escolhem as características.
Os grupos devem ter características diferentes.
- Estipulem um tempo curto para os grupos organizarem as ideias. Depois devem apresentar para a turma de forma objetiva.
Por Sulamita Macedo.