Lição 11 - Alcançando a cura dos ressentimentos Alcançando a cura dos ressentimentos

 SLIDES VISUALIZAR / BAIXAR


HINOS SUGERIDOS

♫ Hino 25 

♫ Hino 372 

 Hino 390 

VÍDEO

Sobre o ressentimento

O ser humano é uma complexa criação de Deus, complexo em sua inteligência, consegue vislumbrar as obras do Criador de forma única. Complexo com relação a seus sentimentos, tem a sensibilidade de relacionar-se com seu próximo e mesmo com Deus de forma diferente do resto da criação.

A humanidade, depois da queda, conserva a mesma complexidade anterior, porém carregando o resultado do pecado original, isto é, corrompida em suas relações com o Pai Celestial e com seus semelhantes. Ainda consegue, de forma míope, mensurar a grandeza da Obra do Senhor diante de seus olhos, mas nem sempre reconhece o Autor dessa magnifica Obra.

Como resultado desse status atual, os homens perderam a capacidade de gerenciar suas relações, tanto com o próximo como consigo mesmos, mas principalmente com Deus. Apesar da obra redentora de Jesus Cristo no Calvário, nos libertando de nossos grilhões, ainda milhares e milhares de almas relutam em receber a salvação e o perdão de seus pecados, aceitando ao Senhor como Seu único e suficiente Salvador, retardando a cada dia a possibilidade de enxergar a vida com verdadeiramente ela é, sem o embaçamento moral do pecado, usando as Sagradas Escrituras como a lente da fé.

Mesmo para nós, os já salvos por aceitar a oferta redentora do Senhor Jesus, há um longo caminho a percorrer para nos livrarmos de nosso velho homem, do eu interior que teima em ser egoísta e pecador. É um caminhar, às vezes doloroso, às vezes íngreme demais, mas que nos leva cada vez mais para perto do cume de nossas existências, de onde poderemos enxergar melhor as maravilhas que nosso bom Deus tem preparado para cada um daqueles que verdadeiramente o amam.

Nessa jornada, o Espírito Santo de Deus, companheiro fiel e verdadeiro do cristão genuíno, nos orienta e dirige nossos passos, evitando que caiamos nas ciladas que o inimigo constantemente prepara para nós. O Santo Espírito nos molda pacientemente, à medida em que nos deixamos trabalhar por Ele, transformando-nos em pessoas melhores, mais amorosas, mais dispostas, mais caridosas, mais longânimes, sempre prontas para disseminar as verdades do Evangelho do Senhor, seja através de nossos atos, seja através de nosso testemunho.

Um dos grandes entraves para que possamos alcançar a graça maravilhosa que nos é ofertada por Deus, através de Seu Santo Espírito é o egoísmo que nos acompanha por um longo período de nossas vidas. Somos seres egoístas por natureza, por essa natureza caída que carregamos. E isso torna muito difícil, em primeiro lugar, aceitarmos nossos defeitos, colocados a descoberto, e aceitarmos também que os que nos cercam também são falhos de entendimento e limitados em seus conceitos e crenças.

Nesse ponto entra o cerne da questão estudada nesta lição específica: o ressentimento. Todos nós temos nossas crenças, nossas opiniões, nossos pontos de vista referentes aos mais diversos assuntos. Cada um de nós tem uma visão única do mundo, apesar de, como cristãos, compartilharmos de uma cosmovisão unificada. E é nos detalhes, nas pequenas coisas, na definição de pequenos conceitos ou mesmo no embate de grandes ideias que nos defrontamos com opiniões diversas que nos levam a discordar dos outros. Muitas vezes essa discordância atinge um grau que torna difícil a aceitação de que estamos errados, ou mesmo convencer as pessoas de que estão erradas e nós certos, e com certeza, neste ponto, se não tivermos habilidade, teremos atritos. Cabe a nós a longanimidade de gerenciar essas situações constrangedores de forma que não haja a quebra de harmonia, que não haja abalo nas relações que mantemos com nossos irmãos, nossos próximos, e mesmo com quaisquer outras pessoas com as quais possamos interagir.

Nem sempre vencemos todas as batalhas, seja no campo prático da vida, seja no campo teórico dos conceitos e ideias. Temos que ter humildade para reconhecer quando estamos sem a razão, quando o oponente está certo, quando a mão do Senhor nos adverte que estamos nos desviando do reto caminho. A falta desse reconhecimento, a falta de lucidez para enxergar o todo e os detalhes de forma cristalina nos levam a teimar e digladiar-se sem necessidade conosco mesmo e com outras pessoas também. Às vezes, esses embates nos trazem como consequência a sensação de que fomos ofendidos, e mesmo isso pode acontecer realmente. Nessas horas, se não temos o discernimento necessário, nos indispomos com nossos opositores ou ofensores de forma definitiva, carregando o peso do ranço, da raiva, do desejo de retribuir o “mal” que porventura nos tenham infligido.

É o ressentimento, tomando conta de nosso pensamento, deixando com que nos ocupemos com esse mesquinho sentimento em detrimento de tantas coisas mais importantes que o decorrer de nossas vidas nos impõe a resolver. Deixamos de pensar nos benefícios de graça maravilhosa de Deus para ocupar a mente perturbada com formas de machucar quem hipoteticamente nos machucou. Deixamos, na verdade, de pensar nas coisas do alto, de nos conectarmos ao Senhor, para pensarmos de forma mesquinha e ofensiva nas coisas de baixo, nas coisas que vem do inimigo de nossas almas.

Os ressentimentos são, de forma definitiva, pensamentos que devem ser extirpados de nosso interior, não há lugar para guardar mágoas no templo do Espírito Santo, que é o nosso coração cristão. Como diz o apóstolo Paulo, em sua carta aos filipenses, pondo um ponto final ao embate ressentido entre Evódia e Síntique:

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4.7.

Uma semana abençoada para todos os irmãos na Graça e na Paz do Senhor Jesus Cristo!

Márcio Celso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Editora Betel 4º Trimestre de 2020, ano 30 nº 117 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Adultos – Professor – A importância da Palavra de Deus para o bem estar do ser humano – Pr. Isaqueu Mendes de Freitas.

Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.

Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.

Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.

Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.

Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.

Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.

Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.

Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.

Editora CPAD – 2017 – História dos Hebreus – Flávio Josefo.

Editora CPAD – 2005 – Comentário Bíblico Beacon.

Editora Vida – 2014 – Manual Bíblico de Halley – Edição revista e ampliada – Nova versão internacional – Henry Hampton Halley – tradução: Gordon Chown.

Editora Mundo Cristão – 2010 – Comentário Bíblico Africano - editor geral Tokunboh Adeyemo.

Editora CPAD – 2010 – Comentário Bíblico Mathew Henry – Tradução: Degmar Ribas Júnior, Marcelo Siqueira Gonçalves, Maria Helena Penteado Aranha, Paulo José Benício.

Editora Mundo Cristão – 2011 - Comentário Bíblico Popular — Antigo e Novo Testamento -  William MacDonald - editada com introduções de Art Farstad. https://www.revistaebd.com/