Lição 12 - A História de um Casamento

 

4º Trimestre de 2020

Objetivo: Que o aluno entenda o que é o chamado de Deus.

Ponto central: Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.

Memória em ação: “ – Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos” (Mt 22.14)     

Querido (a) professor (a), na nossa próxima aula nós vamos compartilhar com os nossos Primários a “Parábola das Bodas”, presente em Mateus 21.1-14.   

Caso seja possível, encontre em sua igreja alguém que ainda possua seu vestido de noiva e convide-a com seu noivo, vestidos a caráter, para uma participação breve, mas muito especial nesta aula. Caso sua igreja tenha um mistério de teatro/encenação, talvez eles possam te ajudar a providenciar o figurino e voluntários para estarem presentes.   

Enfeite previamente a sala com flores, providencie um buquê e enrole-o com uma fita de cetim (pode ser um buquê simples com flores colhidas em jardim caseiro, mas com a arrumação bem caprichada). Receba seus primários com entusiasmo e diga que hoje eles serão convidados de uma festa muito especial.   

Promova um bate-papo para iniciar a aula. Aguce a curiosidade e interesse deles, perguntando que tipo de festa eles acham que é, dê algumas pistas, por exemplo, sinalizando o buquê (leve seu álbum de casamento se já for casada e desejar compartilhar essa experiência com seus pequeninos).     

Uma vez que eles acertarem que trata-se de um casamento, peça que os convidados entrem (dá até para colocar a marcha nupcial para tocar no celular. Deixe sua criatividade fluir).    

As crianças certamente ficarão maravilhadas. Permita que elas se aproximem, interaja com eles, toquem nas roupas... Previamente oriente “os noivos” a interagirem com os alunos, perguntem quem já foi em algum casamento, o que mais gostaram, expliquem o quanto estão felizes, porque este é um evento importante, etc.     

É crucial frisar que é uma festa tão especial, mas tão especial que só pessoas muito amadas são convidadas e as que amam muito os noivos comparecem. Pergunte aos noivos na frente das crianças se eles ficariam triste se seus convidados não fossem. Esse é o gancho perfeito para introduzir o momento da história, explicando as analogias de Jesus, quanto Deus, a Igreja e os convidados.     

Certamente essas ricas lições ficarão gravadas na memória e coração de seus alunos para sempre.     

Que o Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD  http://www.escoladominical.com.br/