ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Subsídio da Lição 2

 



AULA EM 10 DE JANEIRO DE 2021 - LIÇÃO 2
(Revista Editora Betel)

Tema: ESTER, UM ESPELHO PARA O CRISTÃO DE HOJE

Texto Áureo: Et 2.15b

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição fala de como Deus age em favor do seu povo, isso é apresentado na história de Ester, pois em várias vezes no livro, Deus transformou a maldição em bênção.
"as estratégias de Deus, o qual agiu de modo silencioso", o livro de Ester não apresenta uma ação muito evidente de Deus, não há narrações de Deus falando como falou em outras passagens do Antigo Testamento.

1. O papel do cristão no mundo
- "o nosso mundo hoje está semelhante àquele em que Ester convivia", ou seja, o papel do cristão no mundo é fazer a diferença, como Ester fez a diferença no tempo dela. Hoje os crentes são muito parecidos com os mundanos, no jeito de se comportar, se vestir e falar, existem cristãos se comportam piores do que os que praticam a impiedade. Que as atitudes de Ester possam inspirar os alunos da EBD a fazerem a diferença.
 
1.1. Devemos confiar no amor de Deus.
"Temos observado que nos dias atuais muitos cristãos estão abandonando suas verdades", veja as verdades que alguns crentes estão abandonando: Há um só mediador; o Arrebatamento da Igreja é iminente; o amor deve ser praticado; a mentira é do diabo; devemos acumular tesouros no céu; e muito mais. Essas verdades muitos crentes estão deixando de lado, não praticam e nem falam mais a respeito.

1.2. Um exemplo para os cristãos de hoje.
- "Jesus afirmou que Seu reino não era deste mundo [Jo 18.36]. O crente tem que aprender a dizer "não" às tentações", A única coisa que há no mundo que pertence a Jesus é a Igreja, por isso os crentes precisam deixar o mundo e se associarem à Igreja em todos os sentidos. O mundo por não ser parte do Reino de Cristo está cheio de tentações e armadilhas para afastar os crentes do Reino.

1.3. Uma fé inabalável.
"viver em uma terra estranha, e ainda assim a nossa fé ser pautada no sobrenatural de Deus", o apelo para a fé é explícito no livro de Ester, note que ela não ouve um profeta falando em o nome do Senhor, ela não vê um anjo, não tem um sonho, mas simplesmente crê no agir de Deus pelo poder da oração. Isso é fé nos mais alto grau.
"bem-aventurados os que não viram e creram." Jo 20.29

2. Um exemplo de fidelidade
 
2.1. Faça a diferença onde você estiver.
"Ester possuía as características que Deus espera de todos nós", Ester não somente estava numa nação estrangeira, como também era rainha, tinha condições de viver regaladamente e tranquila, mas pelo contrário, ela se preocupou com o seu povo. Declarou ser do povo judeu diante do rei, ou seja, mostrou a sua identidade. Cada crente deve mostrar a sua identidade diante de todos, não devemos nos omitir por medo do que vão pensar de nós ou como vamos ser tratados quando souberem quem somos. Aquele que esconde a sua identidade de crente não serve para ser crente.

2.2. As estratégias de Deus para a nossa vida.
- "Quando Deus quer abençoar, o que importa de fato é a nossa comunhão com Ele", a nossa parte a fazer é estar firme aos pés do Senhor, firmes na fé. Deus pode nos abençoar por um concurso para um cargo, como fez com Ester ou pode fazer com que sejamos encontrados na sarjeta como foi com José. Deus pode nos exaltar para que façamos grandes coisas como fez com Ester e José. Mas para isso precisamos estar firmes.

2.3. Deus tem um propósito na vida de cada crente.
- "certos de que Deus tem um propósito para cada um de nós", note que Deus não abençoou Ester somente para que ela vivesse bem e com riqueza, mas foi para uma missão específica, salvar o povo judeu do massacre. Assim, cada crente deve ter consciência de que as bênçãos que recebemos tem um propósito específico, de cooperar com o Reino de Deus de alguma forma.

3 - Ester, mulher íntegra e temente a Deus

3.1. A bênção do Senhor estava sobre a vida de Ester.
...

3.2. A vida eterna: tesouro incomparável.
- "o homem vive buscando acumular tesouros na terra", o investimento do cristão deve ser em tesouros no céu, como seria esse investimento? Seriam ações que promovam o Reino de Deus, é fazermos o bem às almas, lutarmos pela Igreja de Jesus, com essas ações estaremos ajuntando tesouros no céu. A prosperidade financeiro consiste em não termos necessidades, mas estarmos saciados, isso é prosperidade, o acúmulo excessivo pode nos levar à muitos males.

3.3. Verdadeira paz só em Jesus.
- "é adotar um modo de vida e praticar uma devoção sincera e contínua a Deus", o conceito básico de paz na Bíblia é estar bem com Deus, não agindo contra o Senhor, dessa forma estaremos em tranquilidade de espírito, com isso estaremos tranquilos em plena batalha. Com isso teremos saúde emocional. A paz que Cristo dá ao servo de Deus, não é a ausência de lutas, mas é o bem estar interior, com Deus e consigo mesmo.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão dos pontos abordados.
- Convide os alunos para a próxima aula.
- Ore com a classe para que as cada crente tome a vida de Ester como exemplo e faça a diferença.
 
Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André    https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/