Jovens: Ensina-nos a orar - Exemplos de pessoas e orações que marcaram as Escrituras Lição 04: Ana: A oração de uma mulher angustiada
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Ana: A oração de uma mulher angustiada.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Pedido de Ana”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Pedido de Ana
Objetivos:
Concluir o estudo sobre a vida de Ana, seu sofrimento e a oração respondida.
Contextualizar o tema com a vida dos alunos.
Procedimento:
- Após trabalhar os itens da lição, falem para os alunos:
Acabamos de estudar sobre a vida de Ana, seu sofrimento e oração respondida.
- Agora, façam as seguintes perguntas:
Qual a condição e situação de Ana?
Qual a oração de Ana?
Qual a resposta de sua oração?
De que forma Ana adorou e agradeceu ao Senhor?
- Falem: Deus responde as orações dos seus servos. Qual sua condição, dificuldade?
- Então, distribuam para os alunos ¼ de folha de papel ofício para que escrevam um pedido de oração e a data, guardem em lugar seguro(em casa).
Reforcem que ao receber a resposta, relatem para a turma a vitória recebida. Falem que seria interessante que os alunos mostrassem o papel com o pedido e mencionassem a data.
- Para finalizar, leiam:
“... A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16
Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/