ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Lição 6

 


   O Cristão e o cuidado de Deus
7 de Fevereiro de 2021


Texto Áureo
"Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?" Ester 4:14

Verdade Aplicada
O caráter da rainha Ester ensina como submeter-se à vontade de Deus e apreciar Seu cuidado constante.

Objetivos da Lição
- Compreender que o amor de Deus é imensurável.
- Mostrar que a dor nos aproxima de Deus.
- Entender que nosso fundamento é Cristo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Ester 4
4. Então vieram as servas de Ester, e os seus camareiros, e fizeram-na saber, do que a rainha muito se doeu; e mandou roupas para vestir a Mardoqueu, e tirar-lhe o pano de saco; porém ele não as aceitou.
5. Então Ester chamou a Hatá (um dos camareiros do rei, que este tinha posto para servi-la), e deu-lhe ordem para ir a Mardoqueu, para saber que era aquilo, e porquê.
6. E, saindo Hatá a Mardoqueu, à praça da cidade, que estava diante da porta do rei,
7. Mardoqueu lhe fez saber tudo quanto lhe tinha sucedido; como também a soma exata do dinheiro, que Hamã dissera que daria para os tesouros do rei, pelos judeus, para destruí-los.

Introdução
Nesta lição, veremos que, muitas vezes, a dor é o agente que nos leva a buscar a Deus. Observaremos ainda que a destruição familiar é um incansável meio que Satanás emprega para roubar a paz no mundo. 

1. O Cristão e o seu ponto de equilíbrio
Muitos de nós quando passamos por situações difíceis ficamos sem atitude, sem saber o que fazer. O abatimento traz perturbação na alma. Os judeus nos dias de Ester ficaram desanimados diante do decreto do rei para exterminar todos eles. A Bíblia narra que: "...havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em sacos em cinza" [Et 4.3]. O Senhor Jesus também passou por momentos de muita tristeza [Mt 26.38]. Por isso, devemos sempre pedir ao Senhor: "Refrigera a minha alma..." [Sl 23.3]. O ponto de equilíbrio do cristão para superar a diversidade é agir com que quietude e confiança em Deus.

1.1. O cuidado de Deus com Seu povo.
Estar sob os cuidados de Deus significa segurança; é a garantia de sucesso nos momentos difíceis. Deus sempre mostrou um profundo amor para com o povo de Israel. Os israelitas já haviam experimentado o amor de Deus durante a travessia pelo deserto. Mais uma vez presenciamos o agir de Deus para livrar o Seu povo do extermínio. Quando tudo parecia escuro e incerto, Deus intervém na história de forma sobrenatural. É admirável a forma como o amor de Deus é presenciada na vida do povo eleito por Ele. Isto faz parte do Seu amor sempre presente, guardando a nossa vida [Sl 31.19].

1.2. O Senhor deve guiar a nossa vida.
Jeremias 29.11 nos faz entender que Deus nos conhece e tem excelentes planos para cada um de nós. A vida de Ester foi dirigida do início ao fim pelo Senhor. Ela pôde entender que os planos de Deus são sempre os melhores. Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam [Rm 8.28]. O salmista nos revela que Deus está presente em nossa vida desde o período fetal [Sl 139.13]. Jesus disse que até os cabelos de nossa cabeça estão contados [Mt 10.30]. Observamos que desde o princípio do nascimento o Senhor já cuida de nós. Por isso, podemos afirmar que o aborto é um grave pecado diante de Deus.
1.3. Ester, uma serva altruísta.
Disse Ester: "Porque como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a perdição da minha geração?" [Et 8.6]. Ester nos mostra que o principal alvo da vida cristã não é a felicidade pessoal, e, sim, o amor ao próximo. Quando aceitamos a Cristo com sinceridade, a nossa vida passa a ser a vida de Cristo, pois nos tornamos um nEle, assim como Ele e o Pai são um [Jo 17. 20-21].

2 A dor nos impulsiona a buscar a Deus
O significado da palavra dor no dicionário tem a seguinte definição: "Expressão de um sofrimento, de uma tristeza física ou moral". Era este o sentimento que pairava em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei [Et 4.3]. O Sofrimento traz perturbação na alma [Sl 42.5]. Mediante o tamanho da consternação de sua alma, Ester e seu povo foram impulsionados a buscar ao Senhor [Sl 91.15].

2.1. Devemos agir por fé.
À medida que as cartas de extermínio dos judeus chegavam às províncias, só restava a Ester olhar para o alto, e se lembrar dos ensinamentos de seu primo a respeito de como o Senhor havia libertado Seu povo do Egito, e acreditar que este mesmo Deus poderia livra-los desta terrível ameaça.  A Bíblia está cheia de recomendações para agir por meio da fé. Mardoqueu demonstrou fé quando respondeu a Ester com firmeza, assegurando-lhe que, se ela não agisse, de alguma maneira o Senhor salvaria o Seu povo [Et 4.14]. A mesma fé cabe aos cristãos de hoje, pois o Senhor se levanta em defesa dos Seus [Rm 8.31]. 

2.2. Ou clama ou perece. 
Deus anseia que nós o procuremos e clamemos por Ele. Assim como uma criança alarmada pelo perigo grita ao pai, também podemos clamar ao Senhor, sabendo que nosso Pai virá em nosso auxílio [Jm 33.3]. Ester tomou uma decisão sábia de jejuar e de clamar juntamente com seu povo a Deus. Essa atitude de clamor fez com que o Senhor escutasse as suas súplicas. O Senhor deseja responder nossas orações e nos surpreender com milagres além da nossa compreensão. Ele espera chegar mais perto de nós para que possamos conhecê-lo. Afinal Ele é a nossa rocha de refúgio e de descanso espiritual [Is 32.2].

2.3. Buscando forças na adversidade.
As circunstâncias diziam que a morte era questão de dias para o povo, a sorte já havia sido lançada. Apropriando-se de uma fé extraordinária, por causa do sofrimento de seu povo [Et 4.16], Ester buscou auxílio no Todo-Poderoso. Ela conseguiu extrair da adversidade forças para buscar auxílio em Deus. Depois deste acontecimento, Ester nunca mais foi a mesma! Após uma experiência pessoal com Deus, o que era bom, ficou ainda melhor. A glória da segunda casa foi bem maior do que a primeira! O cristão no mundo de hoje não deve deixar a fé vacilar. Precisa olhar para cruz e fixar seu olhar em Cristo Jesus, que venceu tudo por amor a cada um de nós.

3 Nosso fundamento é Cristo
O principal alvo de Satanás é a família, independentemente de ser cristã ou não. Como nos dias de Ester, ainda hoje a família é atingida por diversos males, frutos de uma sociedade mergulhada no pecado. As famílias cristãs necessitam, como nunca, buscar oportunidades em meio a todos esses desafios do novo milênio, para não perderem a sua essência. As nossas casas precisam estar fundamentadas em Cristo, precisamos levar a nossa família a se agarrar em Jesus. Quando nós nos seguramos em Cristo, estamos nos agarrando ao Pão da Vida, pois o Pão da Vida é Jesus [Jo 6.35].

3.1. Deus sempre estará conosco.
Quando a desesperança da alma atingir o nosso ser, careceremos de buscar o alento em Cristo. O apóstolo Paulo dá uma receita para todo o cristão ser vitorioso: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração." [Rm 12.2]. Através do livramento de Ester, pode-se perceber que Deus está conosco e sempre vem ao nosso encontro nos dando a vitória, e nos livrando das garras do diabo. Apesar de passarmos por lutas diárias, a misericórdia do Senhor sempre nos alcança [Sl 42.8]. 

3.2. Não deixe que nada roube sua paz.
O extermínio familiar é uma luta intensa que o diabo trava desde o momento em que soube que de uma mulher nasceria o Salvador do mundo [Gn 3.15]. Ele amofina a família, pois sabe que, se em casa está mal, não importa o quanto as outras coisas estejam bem, porque a nossa mente não estará em paz. Se desejamos uma vida familiar bem-sucedida, necessitamos habitar em total conexão com o Senhor todos os dias e precisamos da armadura de Deus para que possamos enfrentar as lutas e os desafios do nosso tempo, e nos fortalecermos no Senhor [Ef 6.10-11]. Oremos por nossas famílias, cuidemos dela; é presente de Deus para nossas vidas.

3.3 Sua família espiritual é o alvo.
A Bíblia nos descreve com nitidez que nos últimos dias a Igreja enfrentaria a ira de Satanás. Ele sabe que seu tempo está finalizando e seu maior desejo é devastar o povo de Deus [Ap 12.12]. Diante das transformações sociais com todas as suas decorrências, a Igreja, sem dúvida, é a maior instituição a interceder em favor do modelo convencional de família.

Conclusão
Mardoqueu nos deixou um grande legado. Sua confiança e sua fidelidade a Deus tornaram-se para os cristãos de hoje um grande exemplo: o de se curvar somente a Deus. O cristão que tem a sua confiança em Deus, através de Sua Palavra, também deseja obedecê-lo para ser vitorioso.
  
Fonte: Revista Betel
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/