ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 11

 


AULA EM 14 DE MARÇO DE 2021 - LIÇÃO 11
(Revista Editora Betel)

Tema: Deus Apresenta Salvação ao Cristão
Texto Áureo: Et 8.16

INTRODUÇÃO 
- "Aprenderemos que vale a pena fazer o que é correto", obviamente se referindo a delação que Mardoqueu fez do plano da morte do rei. Foi muito corajoso da parte dele, pois ele poderia sofrer represálias, dificilmente alguém delataria hoje, mas Mardoqueu decidiu fazer o que era o certo a fazer. Ser cristão, não é ser bonzinho, mas sim, ser justo.

1. A bondade de Deus é iminente

1.1. Deus jamais se esquece.
"não recebeu de imediato sequer um agradecimento por sua lealdade e coragem, contudo este ato foi registrado.", foi algo sobrenatural, o rei perdeu o sono e pediu que lessem as crônicas do reino, foi então que ficou sabendo do feito de Mardoqueu.
Muitos irmãos se frustram quando não são reconhecidos diante da igreja ou dos ímpios pelas boas obras que fazem, mas saibamos que tudo está registrado no "livro das obras" e no momento certo, e se for o caso, Deus vai nos honrar.
O crente precisa estar preparado para ser reconhecido diante dos homens ou não.  

1.2. Um Deus Todo-Poderoso.
- ...

1.3. A lealdade ao Senhor traz recompensas positivas.
"tenha a certeza de que acontecerá uma grande virada em sua vida para glória do Eterno!", esse ensino é um tanto quanto triunfalista, e não deve ser ministrado. A maturidade cristã significa o servo saber o que é o melhor para ele, e o melhor para nós não é ser exaltado diante dos homens, mas sim estar com o nome escrito no livro da vida. Muitos crentes focam as suas vidas cristãs em promessas de verem seus inimigos derrotados e eles serem exaltados, e quando isso não acontece esses irmãos ficam frustrados. 

2. Viver com Deus traz crescimento

2.1. Vivendo o melhor de Deus.
- "Somente assim poderemos viver o melhor de Deus nesta vida.", ao que parece, a lição está ensinando que, viver o melhor de Deus nesta vida é receber as bênçãos, mas pela Palavra sabemos que, viver o melhor de Deus nesta vida é estar na presença do Senhor Lc 10.20. Dessa forma, tudo o que precisarmos para poder viver com dignidade o Senhor nos dará.

2.2. Desfrutando das bênçãos do Senhor.
- "e a cidade de Susã exaltou e se alegrou", Mardoqueu recebeu o reconhecimento do rei e da cidade, quando Deus nos exalta, Ele o faz diante das pessoas, veja o que Jesus prometeu aos crentes da igreja de Filadélfia:
"Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.", Ap 3.9 
Aqui Jesus estava falando de religiosos que provavelmente estavam perseguindo os irmãos da igreja de Filadélfia. Deus faria que todos reconhecessem que o Senhor amava aquela igreja.

2.3. Com Deus a vitória é certa.
- "O povo judeu tinha permissão para lutar, e para defender sua vida e propriedades", espiritualmente a mensagem é, que para receber nossas bênçãos, temos que lutar, ou seja, Deus nos garante a vitória, mas precisamos lutar por ela. Se uma pessoa pedir a Deus que passe num concurso, Deus vai ajudar com toda certeza, mas a pessoa precisará estudar.
A bênção de Deus para os judeus em Susã foi guardar suas vidas e suas casas, mas foi dada a eles a permissão e o dever de lutar por elas. Hoje Deus protege nossas casas e nossa família, mas devemos lutar por ela na oração e no jejum.

3 – Os planos de Deus são perfeitos

3.1. A justiça de Deus predomina neste mundo de maldades.
...

3.2. Aprendendo com Ester e Mardoqueu.
- "sermos cristãos em meio à desumanidade estabelecida no mundo", o mundo é extremamente mau, a maldade é tanta, que às vezes não compreendemos, como certas coisas são possíveis, como foi o caso da mulher que matou uma grávida e cortou a barriga extraindo o filho de dentro dela, um episódio ocorrido em Santa Catarina, e tantos outros no nosso país e no mundo. Ser crente num mundo assim é um desafio, por isso precisamos ser lutadores.
Nossa vida aqui se assemelha à de Ester e Mardoqueu, pois não ouvimos Deus falar o tempo todo, às vezes parece que estamos esquecidos no planeta. Mas com a história de Ester e Mardoqueu vemos que não é assim, vemos que Deus está agindo.

3.3. O céu é o único lugar em que não haverá pessoas perversas.
"Nunca existiu tanta consternação como nos dias atuais.", o verso que diz que o mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19) é tão real hoje que parece que foi escrito esses dias. A ideia é que não nos assustemos com as maldades desse mundo e que foquemos o céu, a cidade santa. Se o mundo fosse um lugar excelente, não haveria necessidade de sairmos daqui, mas pelo fato de ser um lugar mau, o Senhor já nos providenciou o céu como morada.
Muitos pregadores hoje se esforçam em pregar as formas de tornar o mundo um lugar melhor, quando deveriam se esforçar mais em anunciar o lugar perfeito que é a Nova Jerusalém que desce da parte de Deus.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão abordando os pontos mais importantes estudados.
- Convide os alunos para a próxima aula;
- Ore com a classe para que nos tornemos lutadores de Deus neste mundo de maldades.

Pr Marcos André  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/