ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 11

  

AULA EM 14 DE MARÇO DE 2021 - LIÇÃO 11
(Revista CPAD)

Tema: Compromissados com a Evangelização
Texto Áureo: Rm 1.16

INTRODUÇÃO 
"A igreja é a única agência do Reino de Deus escolhida pelo Senhor Jesus", a Igreja é como uma embaixada do Reino de Deus em terra estrangeira, nesse caso, somos embaixadores de Cristo e representantes do Seu Reino. É evidente que existe um poder imenso que mantém a Igreja de pé, de outra forma, já teríamos sucumbido em meio à tantas perseguições e apostasias. Nossa presença aqui, parece incomodar as pessoas!

I - A EVANGELIZAÇÃO COMO PRIORIDADE

1. O Evangelho.
...

2. O único Salvador do mundo.
"Ele mesmo disse: “Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6)", seria muito simples para Deus perdoar os pecados da humanidade sem que nada fosse feito para efetuar esse perdão, ou seja, Deus poderia simplesmente decretar: A partir de agora todos os pecados da humanidade estão perdoados, sem precisar Jesus morrer e sem nós precisarmos tê-lo como salvador. Mas se Deus fizesse isso Ele não conseguiria aquilo que Ele mais deseja no homem, o seu coração. Quando falamos da morte de Cristo ao mundo, estamos convidando as pessoas a se comprometerem com esse grande feito.
"Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.", Mt 15.8 Deus quer habitar no coração humano.
Se Deus perdoasse sem estabelecer um preço pelo pecado, as pessoas continuariam longe de Deus.

3. Uma agência legítima.
- "Cada crente dos dias apostólicos era um próspero ganhador de almas", ainda hoje deve ser desse jeito, não importa se o crente não tem cargos na igreja, não possui curso teológico ou função no ministério, a partir do momento em que recebe Jesus como salvador, ele já passa a ser um exemplo de cristão para alguém, a pessoa querendo ou não já passa a ser um anunciador do Evangelho de Jesus.

II – JESUS MORREU PARA SALVAR TODOS OS SERES HUMANOS

1. A nossa teologia.
- "A teologia pentecostal, que nossos pais nos legaram, não teve nenhum teólogo ou reformador como intermediário."os reformadores deram origem às igrejas que hoje conhecemos como tradicionais, a Batista, a Presbiteriana, a Luterana e outras. O movimento pentecostal que surgiu em 1906 nos Estados Unidos propõe ser um resgate do que era a Igreja Primitiva, com as manifestações dos dons e das línguas estranhas.

2. Por quem Jesus morreu?
- "ideia de que Jesus morreu apenas por um grupo restrito de pessoas escolhidas desde antes da fundação do mundo", essa é a teologia da predestinação de Calvino, que rejeita a ideia de livre arbítrio, afirmando que os que vão ser salvos já foram escolhidos por Deus, foram elaborados excelentes argumentos para se defender essa teoria, mas ela continua sem bases convincentes na Palavra de Deus. O grande problema dessa teologia é que ela originou uma teoria muito herege chamada "predestinação fatalista", que prega a ideia de uma vez salvo, salvo para sempre.

III - EVANGELIZAÇÃO LOCAL E TRANSCULTURAL

1. Evangelização.
- "Até se pensava, a princípio, que o dom de línguas era para pregar aos pagãos ao redor do mundo", essa ideia veio devido ao que aconteceu no dia de pentecostes onde os estrangeiros que estavam em Jerusalém perceberam que os que estavam sendo batizados falavam nas suas línguas maternas. Na verdade, não podemos descartar a hipótese de Deus usar alguém em alguma língua existente no mundo para evangelizar. Acreditamos que as línguas estranhas podem ser as línguas dos anjos 1 Co 13.1, porém essa referência não dá uma base completa para essa afirmação e não há nenhum versículo que afirme isso.

2. As missões.
- "O cristianismo não tem o objetivo de padronizar o mundo e nem destruir as culturas", quando Paulo e os outros apóstolos decidiram retirar os requisitos da lei do Evangelho (At 15), fez com que o Evangelho pudesse ser pregado para todas as culturas, dessa forma nós temos uma mensagem que pode ser estendida a todos os povos. Assim, se numa cultura não utilizarem pão nas refeições, a Santa Ceia poderá ser feita com um alimento local, pois o que importa é o significado e não o alimento. Isso nos é ensinado na passagem que trata da Santa Ceia. 1 Co 11.23-34. 

3. O desafio hoje.
- "Isso fala de simultaneidade, do contrário, o Evangelho estaria ainda em Israel", A mensagem deve ser pregada de forma simultânea em todos as regiões da terra, e também a mensagem: "Ide por todo o mundo..." não era uma ordem apenas para aqueles discípulos, mas uma ordem dada à Igreja como um todo.
A realidade hoje é que em muitas regiões ainda acontece perseguições devido a grupos extremistas mulçumanos, em outros lugares impera uma mornidão espiritual muito grande e em outros existem um sem fim de heresias no meio das igrejas de Jesus. É um verdadeiro desafio anunciar a Jesus nos dias atuais.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão abordando os pontos mais importantes estudados.
- Convide os alunos para a próxima aula;
- Ore com a classe para que possamos ser pregadores do Evangelho em todos os lugares onde estivermos.

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatisapp) https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/