DISPENSAÇÃO: CONSCIÊNCIA
ALIANÇA: ADÂMICA
OBJETIVO: OBEDECER DETERMINAÇÕES DA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA
- Adão (negativo);
- Eva (negativo);
- Caim (negativo);
- Abel (positivo);
- Sete (positivo);
- Enos (positivo);
- Enoque (positivo).
2) PROPÓSITOS:
- Obedecer e oferecer sacrifícios de sangue (Gn 3.21-22).
3) CIRCUNSTÂNCIAS FAVORÁVEIS:
- O homem tinha a promessa da redenção de Deus. (A semente da mulher o livraria);
- Adão mostrou sua fé na promessa ao colocar o nome de Eva" na mulher. Eva significa "vida" ou " a mãe de vida ";
- Adão adorava a Deus e oferecia holocaustos por seu pecado. Certamente Deus lhe ensinou isso quando matou os animais para sua primeira roupa.
4) INÍCIO, TÉRMINO E DURAÇÃO:
- Começa com a queda do homem e vai até ao dilúvio (Gn 4.1 a 7.23). Durou 1656 anos.
5) ELEMENTO ESTRANHO:
- Coração aberto para a corrupção.
- Maldade
6) FRACASSO:
- Caim fracassou, primeiro por não trazer uma oferta de sangue no altar de Deus (Gênesis 4.3-7);
- Caim fracassou, em segundo lugar, por matar a seu irmão, Abel (v.8). Certamente Adão havia ensinado a seus filhos sobre a necessidade de trazer e oferecer sacrifícios de sangue para a remissão de seus pecados. Um aceitou, o outro recusou. Abel sabia que sua oferta foi aceita por Deus, pois o fogo veio sobre a oferta e a consumiu. Porém nenhum fogo havia descido sobre a oferta (sem sangue) de Caím.
7) JUÍZO:
- Dilúvio universal (Gn 6.7);
- Caim e os homens semelhantes a ele perderam a vida eterna.
- A descendência de Caim terminou com o dilúvio.
8) SITUAÇÃO DO HOMEM APÓS O FRACASSO
- Diminuição do tempo de vida (Adão, 930 anos; Sete, 912 anos; Enos, 905 anos; Cainã, 910 anos; Maalelel, 895 anos; Jerede, 962 anos, Enoque, 365 anos; Metusalém, 969 anos; Lameque, 777 anos; Noé, 950 anos);
- Ao final da Dispensação da Consciência, os homens estavam em um estado de iniquidade desenfreada, soltando as rédeas às práticas carnais, isto com exemplos vividos pela geração passada, resultando em costumes e corrupção do povo antediluviano.
9) CURIOSIDADES DA DISPENSAÇÃO
- A redenção prevista por Deus foi a arca de Noé. Enoque escapou por ser arrebatado por Deus;
- Pelo pecado na primeira dispensação o homem perdeu a "Consciência de Deus" e ganhou a "consciência de si mesmo". Isso quer dizer que em vez da conhecer e ver os atos, estado e caráter de Deus, que ele começou a prestar conta a seus próprios atos, estado e caráter, quer fossem justos ou injustos.
10) ALIANÇA
- A Aliança Adâmica (Gn 3.15) condiciona a vida do homem caído e dá a promessa de um Redentor. Esta aliança determinou a vida do homem decaído;
- A Aliança Adâmica incluía as maldições proferidas contra a humanidade por causa do pecado de Adão e Eva, assim como a provisão de Deus para esse pecado (Gênesis 3:15);
- Esta dispensação termina com um saldo negativo por parte do homem, e com um desejo de Deus em reatar sua relação com o homem. Isso se pode ver na promessa de Gênesis 3.15. Ao terminar essa dispensação, Deus faz seu segundo pacto com o homem. O Pacto Adâmico, feito com Adão depois da desobediência (Gen. 3.14-19).