ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da lição 2


AULA EM 11 DE ABRIL DE 2021 - LIÇÃO 2
(Revista CPAD)

Tema: O Propósito dos Dons Espirituais
Texto Áureo: 1 Co 14.12

INTRODUÇÃO 
"O seu propósito é edificar-nos e unir-nos, fortalecendo assim a Igreja de Cristo", com a aparente tranquilidade da Igreja em países como Brasil e Estados Unidos entre outros da América Central, Do Sul e Europa, faz com que o Evangelho se torne um campo fértil para aproveitadores. Me refiro a dirigentes que buscam usufruir de recursos financeiros da Igreja, pregadores e cantores que visam fama e status. Surgindo assim os profissionais do púlpito. Esses usam os dons para benefício próprio e jamais a edificação da Igreja.

I - OS DONS NÃO SÃO PARA ELITIZAR O CRENTE

1. A igreja coríntia.
- "sendo uma das mais importantes do Império Romano", note uma certa semelhança entre o povo de Corinto e o povo do nosso país nos dias atuais. Corinto tinha uma população segura, não havia conflitos, em uma cidade rica pelo comércio, onde várias crenças e religiões idólatras conviviam. Esse foi o cenário perfeito para que houvesse deturpação dos dons concedidos pelo Espírito Santo. 

2. Uma igreja de muitos dons, mas carnal.
"Como pode uma igreja evidentemente cristã ser ao mesmo tempo carnal e imoral?", a resposta está no próprio tópico, pelas palavras de Paulo, eles eram carnais, ou seja, não eram espirituais. Usavam os dons, mas não tinham o coração em Deus. E foi fácil os enganadores crescerem no meio deles, pois o povo achava que os dons era sinal de santidade e profunda espiritualidade, assim como alguns ainda pensam nos dias de hoje.

3. Dom não é sinal de superioridade espiritual.
- "E, em teu nome, não expulsamos demônios?", alguns acreditam que os crentes que hoje em dia expulsam demônios e irão perder a salvação, o fazem por procedência maligna. Ou seja, afirmam que esses que irão chegar diante de Jesus e dizer que fizeram maravilhas no nome do Senhor, na verdade eram enganadores desde o princípio e que faziam tudo por obra carnal ou maligna. Isso porque não aceitam a ideia de que Deus pode usar o crente fiel e o crente falso para libertar vidas.

II – EDIFICANDO A SI MESMO E AOS OUTROS

1. Edificando a si mesmo.
- "falar em línguas concedidas pelo Espírito, com o objetivo de edificarem a si mesmos.", ou seja, Paulo estava orientando eles a orarem em línguas somente em particular, para não causar confusão na igreja. De fato, existem cultos atualmente que é uma confusão de línguas estranhas no meio da igreja, onde ninguém se entende. Pregadores que pregam mais em línguas do que com palavras inteligíveis, muitos visitantes e novos convertidos acabam não entendendo o culto. Muitos não crentes evitam esses cultos.

2. Edificando os outros.
- "busquemos os dons espirituais. Agindo assim edificaremos a nós mesmos e também aos outros", o Evangelho se resume em buscar a Deus e ajudar o próximo. A proposta de levar o Evangelho a toda criatura reflete esse objetivo. Muitos crentes hoje se preocupam somente em fazer parte de uma igreja e não se atêm ao real propósito do coração de Deus que é o cuidado uns com os outros. Dentro desse contexto, a correta utilização dos dons é para o cuidado do Corpo de Cristo. Para isso Paulo orientou que os crentes utilizassem os dons de profecias e se fosse línguas estranhas, que houvesse intérprete 1 Co 14.5.

3. Edificando até o não crente.
...

III – EDIFICAR TODO O CORPO DE CRISTO

1. Os dons na igreja.
- "Sem o amor de Deus nos tornamos egoístas", quando há amor, usamos os dons com ética e cuidado, para não ofender e nem magoar o irmão fraco na fé. Já vimos muitos casos em que um irmão sendo usado em profecias, fala de maneira arrogante e altiva. Em outros casos, supostas revelações são transmitidas sem nenhum cuidado, como por exemplo, divulgar para toda a igreja que determinado irmão está em adultério, gerando mais escândalo do que edificação.

2. Os sábios arquitetos do Corpo de Cristo.
- "Porque ninguém pode pôr outro fundamento", esse é ponto central desse tópico, "pôr outro fundamento" se entende por trazer novas doutrinas, novas revelações e até novas interpretações sobre o que os apóstolos ensinaram. Há teólogos que já estão propondo alteração em textos da Bíblia, a fim de atender às novas tendências políticas do nosso tempo.

3. Despenseiros dos dons.
- "Eles precisam ter o cuidado no uso dos dons concedidos pelo Senhor", assim como os despenseiros eram administradores e cuidadores dos integrantes da família, também os que usam os dons são administradores e cuidadores da família de Cristo. Aqueles que usam os dons para se promoverem, para conseguirem recurso financeiro ou para demonstrar que são melhores que os demais, não estão sendo bons despenseiros dos dons.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão abordando os pontos mais importantes estudados.
- Convide os alunos para a próxima aula;
- Ore com a classe para que sejam sábios no uso dos dons.



Pr Marcos André - Contato para TIRAR DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES ou convite para palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatisapp) https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/