Juvenis – Respostas às Dúvidas sobre a Fé Cristã Lição 03: Por que Deus nos criou?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Trabalhem os demais pontos levantados na lição de forma participativa, objetiva e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Apresentem o título da lição: Por que Deus nos criou?

- Leiam a pergunta para os alunos e peçam para que respondam.

Aguardem as respostas, escreva-as no quadro e reservem.

- Solicitem para que os alunos abram a Bíblia no livro do Gênesis e peçam para que eles observem a narrativa da criação. Enfatizem que Deus é o criador.

- Qual o dia em que o homem foi criado? Por que foi criado?

Aguardem as respostas.

- Agora, utilizem a dinâmica “Fui Criado por Deus”.

- Em seguida, reflitam sobre a criação x evolução.

- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição que responde a pergunta “Por que Deus nos criou?”

- Para concluir, peçam aos alunos para falar sobre quem é Deus para eles.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

- Para concluir, apresentem as respostas dos alunos do início da aula, peçam para que leiam e perguntem: Vocês vão modificar as respostas(retirando ou acrescentando) quanto às razões da criação do homem e da mulher?

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Fui criado por Deus

Objetivo: Refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da criação de Deus.

Material:

½ folha de papel ofício

01 lápis grafite

Procedimento:

- Escolham um aluno e peçam para que ele permaneça diante da turma.

- Distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e 01 lápis grafite.

- Peçam para que eles desenhem o colega, observando os detalhes, procurando ser o mais fiel possível ao que estão vendo. Eles devem desenhar em 1 minuto.

- Depois, recolham os desenhos e fixem no quadro.

- Observem os desenhos e deixem que os alunos analisem o resultado.

Alguém conseguiu no desenho se aproximar da realidade, isto é, reproduzir o colega? Por quê?

Observem as respostas.

Por mais que haja na turma alguém que desenhe bem, sempre haverá diferenças e o resultado não copia com exatidão os traços do colega.

Percebemos como é difícil desenhar.  Imaginem fazer o primeiro ser humano!

- Agora, falem: Olhem para seus colegas. Observem as características dos colegas, são diferentes mesmo tendo os mesmos membros, olhos, boca, nariz, orelhas etc.

- Depois, enfatizem: Só Deus tem poder para criar com tanta perfeição e diferentes características entre as pessoas. Nem mesmo os gêmeos univitelinos são iguais. E as impressões digitais? Não há um ser humano que tenha impressão digital igual ao de outra pessoa.

- Perguntem: Afinal, somos produtos da criação de Deus ou da evolução?

Aguardem as respostas.

- Para concluir, peçam para que os alunos repitam: Fui criado por Deus!

Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/