DISPENSAÇÃO: LEI
ALIANÇA – MOSAICA
OBJETIVO: OBEDECER A LEI DE DEUS
1) DESTAQUES:
- Moisés (positivo);
- Sacerdotes, Profetas (positivo);
- Reis e juízes (positivo).
2) PROPÓSITO:
- Tinham que obedecer os mandamentos, juízos e ordenanças (Êx 19.5-8).
3) CIRCUNSTÂNCIAS FAVORÁVEIS:
- A proteção, providência e milagres no deserto se estenderam por quarenta perduraram por por 40 anos
- Com a entrega da Lei se conheceu a completa vontade de Deus.
- O Tabernáculo foi construído e foi dada uma religião visível.
4) INÍCIO, TÉRMINO E DURAÇÃO:
- Começou no monte Sinai e terminou com a morte de Jesus na cruz. Durou cerca de 1711 anos
5) ELEMENTOS ESTRANHOS:
- Murmuração e ídolos
6) FRACASSO:
- Violaram a Lei e rejeitaram a Cristo (Mt 27.23). Murmuraram, adoraram ídolos e se deram aos pecados morais e espirituais.
7) JUÍZO:
- Cativeiro permanente das 10 tribos. Cativeiro em Babilônia do reino de Judá e dispersão mundial (Dt 28.63-66; Lc 21.24) e destruição de Jerusalém.
8) SITUAÇÃO DO HOMEM APÓS O FRACASSO:
- No fim da dispensação da Lei, os sacerdotes e dirigentes judeus estavam totalmente metidos no legalismo e ritualismo, tornando-se cegos e insensíveis às profecias do redentor prometido; e recusando ao seu Rei quando este veio ao mundo.
9) CURIOSIDADES DA DISPENSAÇÃO:
- A Lei foi dada verbalmente (Êx 20.1-17), pelas tábuas de pedra (Ex 24), que foram quebradas por Moisés e depois foram repassadas pelas outras tábuas (Ex 34). A lei foi dividida em três partes, os 10 mandamentos como expressão da vontade de Deus, os juízos relacionado com o governo da vida social de Israel e as ordenanças, que se preocupavam com a vida religiosa de Israel.
- A aliança Mosaica fazia exigências impossíveis aos homens, transformando-os em escravos, mas não era capaz de dar-lhes a força para viverem à altura dessas exigências. Portanto, o pacto baseado na lei estava condenando ao fracasso
10) ALIANÇA:
- A lei foi dada, supostamente como meio de vida, mas terminou por ser o motivo da morte e da condenação. Esta aliança era condicional que ou trazia bênção direta de Deus pela obediência ou maldição direta de Deus pela desobediência sobre a nação de Israel. Uma parte da Aliança Mosaica (Êxodo 20) eram os Dez Mandamentos e o resto da Lei, que continha mais de 600 comandos, cerca de 300 negativos e 300 positivos.