ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio para a Lição 5

 


AULA EM 2 DE MAIO DE 2021 - LIÇÃO 5
(Revista CPAD)

Tema: Dons de Elocução
Texto Áureo: 1 Co 14.2,3

INTRODUÇÃO 
"classificados como os de elocução: profecia, variedade de línguas e interpretação das línguas", elocução significa a expressão de pensamentos e ideias por meio de palavras, dessa forma, os dons de elocução são os dons onde o servo de Cristo usa as palavras em demonstração de poder e autoridade da parte de Deus.

I - DOM DE PROFECIA (1 Co 12.10)

1. O que é o dom da profecia?
- "Profetizar não é desejar uma bênção a uma pessoa", muitos crentes afirmam em cultos: Eu profetizo sobre a tua vida! A pessoa quando afirma isso, ela na verdade está manifestando um desejo e não uma profecia por meio do dom. Quando a pessoa insiste que essa afirmação possui algum poder profético sobre a vida de alguém, então ela está indo para a heresia.
"sofrem com as consequências das falsas profecias", já houveram casos de pessoas que foram convencidas por falsas profecias a largarem remédios e deixarem tratamentos de saúde, causando a piora de enfermidades e até mortes, deixando mágoas profundas nas famílias.

2. A relevância do dom de profecia.
- "Os crentes de Corinto deveriam julgar as profecias quanto ao seu conteúdo e a origem", não é errado o julgamento de uma profecia. Podemos pedir a Deus a confirmação das profecias que recebemos. Há crentes que vão ao monte ou na igreja e recebem profecias de aquisição de carros, casas e ministérios e muitos deles acreditam de primeira, sem pedir a correta orientação do Espírito de Deus.
"três fontes distintas: Deus, o homem ou o Diabo", em muitas vezes é o próprio homem quem está falando e não Deus e nem tão pouco o Diabo. Isso é muito comum porque alguns que se jugam profetas, não têm nada a dizer naquele culto, mas por terem o status de profeta, começam a fazer profecias por conta própria. 

3. Propósitos da profecia.
- "não tomam decisão alguma sem antes consultar um “profeta” ou uma “profetisa”, esses líderes são os piores, pois agindo assim, promovem ainda mais a prática da falsidade profética, pois como é afirmado na lição esses profetas falam a fim de agradar esses líderes. Assim os novos crentes que presenciam cenas desse tipo, acabam valorizando esses supostos profetas, acima do pastor ou dirigente local. 

II – VARIEDADE DE LÍNGUAS (1 Co 12.10)

1. O que é o dom de variedades de línguas?
- ...

2. Qual é a finalidade do dom de variedade de línguas?
- "À medida que o servo de Deus fala em línguas estranhas vai sendo também edificado", essa edificação é pessoal, é como alguém que conversa com um amigo e assim reforça a amizade, o mesmo acontece entre nós e Deus, temos mais intimidade com o Senhor à medida que conversamos mais com Ele em oração e usando às línguas estranhas para aqueles que são batizados com o Espírito Santo.

3. Atualidade do dom.
- "não é um fenômeno exclusivo do período apostólico.", pela teoria cessacionista, os dons teriam cessados após o período da Igreja Primitiva, pois seriam somente para os dias apostólicos. Porém não há nada na Bíblia que afirme que a profecia feita pelo profeta Joel se referia somente aos apóstolos e seus contemporâneos.
"E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões."Jl 2.28

III – INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS (1 Co 12.10)

1. Definição do dom.
- "a habilidade de interpretar, no próprio vernáculo, aquilo que foi pronunciado em línguas", seria como traduzir para o nosso idioma, o que se falou em línguas. Atualmente vemos poucas pessoas que tem esse dom, porém os crentes mais antigos já presenciaram muitas oportunidades onde esse dom foi usado com grande admiração pelos irmãos.
- "Na igreja de Corinto havia certa desordem no culto com relação aos dons espirituais", desde aquela época o apóstolo, pela direção do Espírito Santo, já vislumbrava o problema que seria com o uso dos dons, principalmente os dons de elocução. E hoje não é difícil encontrarmos irmãos que até pregam usando quase que exclusivamente as línguas estranhas, são mensagens super avivadas, mas que não ensinam e nem tão pouco, edificam a igreja.

2. Há diferença entre dom de interpretação e o de profecia?
- "Já no caso da profecia não existe a necessidade de um intérprete.", nesse caso o servo de Cristo fala em português transmitindo a mensagem profética. Há somente duas formas de se transmitir essa profecia:
- quando a pessoa é tomada pelo Espírito e passa a falar na primeira pessoa, como sendo o próprio Deus falando, porém há muitos céticos quanto a isso;
- e quando a pessoa fala o que lhe foi mostrado pelo Espírito, sendo esse o mais comum.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão abordando os pontos mais importantes estudados.
- Convide os alunos para a próxima aula;
- Ore com a classe para que não haja confusão no meio do povo de Deus quanto ao uso dos dons de elocução.


Pr Marcos André - Contato para TIRAR DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES ou convite para palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatisapp) https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/