CPAD Adultos – 2 Trimestre 2021 – 16-05-2021 – Lição 7 – O ministério de profeta
11/05/2021
Este post é assinado por Eliel Goulart
TEXTO ÁUREO
“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. – I Coríntios 12. 28
VERDADE PRÁTICA
O ministério de profeta é fundamental para a Igreja de Cristo nos dias atuais.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
I Coríntios 12.27-29; Efésios 4.11-13
I Coríntios 12
27 – Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.
28 – E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
29 – Porventura, são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?
Efésios 4
11 – E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 – querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,
13 – até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura de Cristo.
INTRODUÇÃO
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Continuando o estudo dos dons ministeriais, hoje o tema é sobre o ministério de profeta.
Efésios 4.11 e 12 está escrito: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.”
A palavra grega traduzida como ´aperfeiçoamento´ neste versículo citado, significa ´preparar´, ´equipar´, e no Novo Testamento tem o sentido de pôr em ordem os danos, nos novos convertidos, causados pelo pecado. Habilitar os crentes de maneira individual para trabalharem juntos, submissos à ordem divina, a favor da expansão do Reino de Deus. Preparar os crentes a servirem na obra santa da Igreja.
Portanto, a responsabilidade do ministério é a de equipar os santos para a obra do serviço cristão, a fim de edificar o corpo de Cristo.
Os obreiros servem equipando os membros para:
1 – Ministrarem ao Senhor – Atos 13.1 e 2: “Na igreja que estava em Antioquia havia profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.”
2 – Ministrando uns aos outros – Atos 2.46: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.”
3 – Ministrarem ao Mundo – Atos 2.47: “Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”
O ministério de profeta é indispensável para a Igreja do Senhor Jesus nos dias em que vivemos.
I – O PROFETA DO ANTIGO TESTAMENTO
1 – Conceito
No Antigo Testamento, a palavra ´profeta´ deriva de nabi – aquele que testemunha ou testifica – e é o termo que expressa e caracteriza melhor a missão do profeta no Antiga Aliança. Há outras duas palavras em hebraico também utilizadas para ´profeta´, quais sejam, roeh e hozeh (ambas significando ´aquele que vê´ – em I Samuel 9.9 somos informados que, antigamente, em Israel assim eram chamados os profetas – de videntes). Em I Crônicas 29.29 as três estão reunidas num só versículo: “Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente (roeh), e nas crônicas do profeta (nabi) Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente (hozeh).” Porém, a mais comum é nabi, que ocorre 316 vezes (Strong).
No Antigo Testamento o profeta era alguém chamado por Deus para cumprir um ou vários serviços, sobretudo o de declarar a mensagem Dele. A marca especial do profeta do Antigo Testamento é: “Assim diz o Senhor”.
Os mais conhecidos são os profetas literários, ou seja, que escreveram livros: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e outros que, igualmente, escreveram suas mensagens proféticas em livros. São também chamados de ´profetas posteriores´.
Moisés se destaca, por primeiro em excelência, pois era considerado um profeta sem igual – Deuteronômio 34.10: “E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face.” Citamos ainda Samuel, Gade, Natã, Aías, Elias e Eliseu, chamados de ´profetas anteriores´. Duas mulheres profetisas se distinguem: Débora e Hulda.
Após mais de quatrocentos anos de silêncio profético, apareceu o último dos profetas ligado ao Antigo Testamento, à Antiga Aliança, qual seja, o precursor do Senhor Jesus, João Batista – Lucas 16.16: “A Lei e os Profetas duraram até João.”
2 – O ofício
Em concordância com a origem da palavra ´profeta´, no Antigo Testamento, que quer dizer ´aquele que ferve com a inspiração divina´, porque a raiz deste termo significa ´ferver´, no caso, a inspiração fervorosa com a mensagem divina, portanto, neste mesmo diapasão, o ofício de profeta era exercido por inspiração de Deus para, pelos menos, quatro principais tarefas:
1 – Revelação;
2 – Juízo;
3 – Conselho;
4 – Advertência.
O ministério de Eliseu bem ilustra estas quatro tarefas do ofício de profeta no Antigo Testamento:
1 – Revelação – tanto de algo oculto, como quando revelou a Geazi que este havia seguido a Naamã para tomar coisas preciosas, em I Reis 5.25 a 27, quanto de previsão de coisas futuras, como quando Eliseu se encontrou com Hazael e predisse que ele seria rei da Síria.
2 – Juízo – quando vaticinou juízo contra o incrédulo capitão do rei, em I Reis 7, haja vista que, estando Samaria cercada e padecendo fome extrema, o profeta Eliseu profetizou que no dia seguinte haveria nove litros de farinha e dezoito litros de cevada por vinte reais (cálculo por aproximação), e este capitão descreu com afirmações negativas, e o profeta lançou juízo contra ele, dizendo que ele veria esta bênção com os seus olhos, mas não comeria dela.
3 – Conselho – Em I Reis capítulo 4, Eliseu aconselhou à viúva sobre como ela teria subsistência. Esta mulher creu e seguiu o conselho do profeta, pedindo vasos vazios emprestados e derramando sobre eles da botija de azeite que ela tinha em casa.
4 – Advertência – E, finalmente, em I Reis capítulo 6, Eliseu advertiu o rei de Israel para não passar com suas tropas por tal lugar, porque o exército inimigo dos sírios descera para lá. E a Bíblia diz que isto se deu não uma nem duas vezes.
Sempre no propósito de glorificar a Deus:
- Convertendo os corações para Deus;
- Restaurando a comunhão com Deus e
- Chamando a atenção para a obediência à Palavra de Deus.
3 – O profetismo
O Século VIII representa o período áureo da profecia em Israel e em Judá. Neste movimento profético dessa época, profetizaram Amós e Oséias, Isaías e Miquéias. E foi o período do surgimento dos profetas escritores. Pregavam a reforma da estrutura espiritual, moral, social e religiosa da nação. É chamado de ´o século de ouro da profecia em Israel´. Ao mesmo tempo, é considerado o século mais trágico da história de Israel, quando desapareceu o Reino do Norte.
Três mensagens temáticas principais neste período:
1 – Profecias sobre o destino interno de Israel. Com declarações proféticas contra a falta de fé e os pecados do povo, prometendo restauração após o tempo de provação no exílio.
2 – Profecias messiânicas. Profetizando sobre a vinda do Redentor de Israel e do mundo. Profetizaram sobre a vinda do Messias com clareza e exatidão notáveis. Há 313 profecias messiânicas cumpridas.
3 – Profecias escatológicas. Com referências proféticas aos últimos dias, prevendo o estabelecimento do Reino de Deus na terra.
Neste período os profetas muito sofreram. Hebreus 11.36 a 38 relata: “E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.”
II – O PROFETA DO NOVO TESTAMENTO
Pastor Eliel Goulart
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