"Cuidado com os falsos profetas, que se apresentam a vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos vocês os conhecerão. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de ervas daninhas?" - Mateus 7.15-16 (NAA).
Os falsos profetas são dissimulados. Inevitavelmente, se comportam como ovelhas, com o objetivo de tirar proveito da bondade do povo de Deus. pois na sua essência são lobos devoradores. Deus dá ao crente sincero a condição de discernir entre o falso e o verdadeiro profeta, para não ser enganado por eles (1 João 4.1). As boas obras confirmam quem são os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo (Mateus 7.21-23).
1. O falso profeta se promove como ovelha do rebanho de Cristo, mas seu coração é de um lobo devorador (Mateus 7.15).
2. O falso profeta distorce o Evangelho da graça de Cristo e da salvação exclusivamente pela fé no seu sacrifício, por um falso evangelho, humano, legalista e personalista. (Gálatas 1.8).
3. O falso profeta é libertino, o mesmo usa a graça de Cristo como uma falsa licença para uma vida pecaminosa, e influencia multidões a uma vida de licenciosidade, fornicação, impureza e prostituição (Efésios 5.6-7, Apocalipse 2,14-15).
4. O falso profeta é soberbo, egocêntrico e exclusivista, geralmente o mesmo usa o Cristianismo para se promover e enriquecer (1 Timóteo 6.5).
5. O falso profeta prega a encarnação de Cristo, porém, através de suas ações nega-a (1 João 1.3).
6. O falso profeta prega a ressurreição literal de Cristo, mas demonstra não acreditar nela através do seu estilo de vida reprovável (1 Coríntios 15).
7. O falso profeta tem uma vida cristã dupla, é hipócrita, muitas vezes por meio de suas mãos são feitos milagres, expulsões de demônios, todavia tudo isso não confirma sua conversão, pois o mesmo não nasceu de novo (Mateus 7.22).
8. O falso profeta não crê na inspiração e na inerrância das Escrituras (Salmo 119.140; 2 Timóteo 3.16).
9. As mensagens do falso profeta são de paz e prosperidade, mesmo em meio ao pecado e rebelião do povo ou da igreja contra Deus (Jeremias 6.14).
10. O falso profeta profetiza coisas que nunca acontecerão, engana o povo fazendo predições vagas e perverte o povo de Deus com afirmações de difícil comprovação (Deuteronômio 18.22).
11. Os falsos profetas sofrerão condenação eterna (Gálatas 5.10).
12- O falso profeta nega o sacrifício salvador de Cristo (2 Pedro 2.1).