"As palavras dos sábios são como aguilhões, e as coleções de sentenças são como pregos bem-fixados; elas provêm de um único Pastor. Eclesiastes 12.11.
O ministério do pregador sábio está sempre submetido ao Espírito Santo. Ele pensa, age, comunica-se com disposição de servir a Deus, e com este perfil produz edificação espiritual, é pastor respeitado entre as ovelhas de Cristo. Expõe a verdade bíblica da melhor maneira possível, suas palavras surtem efeito estimulante com o objetivo de fazer o cristão a crescer na fé, ser praticante das Escrituras Sagradas, estar consciente que "Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más" (Eclesiastes 12.14).
A origem da sua mensagem é Deus, que é o Pastor do povo santo.
O pastor apascenta as ovelhas.
"Como pastor, ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os carregará no colo; as que amamentam ele guiará mansamente." - Isaías 40.11.
A pessoa que possui vocação pastoral é consciente da sua responsabilidade e incansavelmente proclama em alto e bom que Jesus virá como Rei dos reis e ecoa em alto e som proclama a verdade de que "toda a humanidade é erva, e toda a sua glória é como a flor do campo" e só a Palavra do Senhor dura eternamente (Isaías 40.6,8).
O pastor busca as ovelhas.
"Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Eu as livrarei de todos os lugares por onde foram espalhadas no dia de nuvens e densas trevas. Ezequiel 34.12.
A figura do povo de Deus como um rebanho de ovelhas aparece várias vezes em diversos textos da Bíblia Sagrada. Os governantes do período do Antigo Testamento são representados como pastores e repreendidos pelos profetas quando agiam com egoísmo e falta de cuidado com seus súditos. Deus é contra os maus pastores. Além disso, os profetas advertiam que o israelita que agisse como opressor de outro, aquele que havia enriquecido desonestamente à custa dos mais pobres e fracos, teria que ajustar contas com o Senhor.
Nas páginas do Livro de Ezequiel, o autor brada que a justiça seria restaurada, revelando a promessa divina que Deus levantaria um pastor e que através deste pastor todos os dispersos e oprimidos receberiam justiça, assim a paz voltaria a reinar entre os israelitas. Os cristãos, ao lerem Ezequiel 34.1-31, sabem que a promessa de restauração refere-se a Jesus Cristo em sua primeira vinda, sua morte e ressureição ao terceiro dia.
A promessa suscita esperança aos cristãos. "Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos vocês que foram batizados em Cristo e de Cristo se revestiram. Gálatas. Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vocês são um em Cristo Jesus. Gálatas 3.26-28.
O pastor protege as ovelhas. "Assim diz o Senhor : — Como o pastor livra da boca do leão as duas pernas ou um pedacinho da orelha de um animal, assim serão salvos os filhos de Israel que vivem em Samaria com apenas o canto da cama e parte do leito. Amós 3.12.
O pastor negligente com as ovelhas. "Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; o braço ficará completamente seco, e o olho direito totalmente cego. Zacarias 11.17.
Cristo, o Pastor das ovelhas. "Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos o nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, Hebreus 13.20.
E.A.G.
Comentário Bíblico Vida Nova, D.A. Carson, Editora Vida Nova, São Paulo - SP, Edição 2009.
Esta postagem receberá atualizações brevemente.
26/05/2021. Atualização às 09h05; 14h11
EBD-Licao-9-Leitura-Diaria-O-Ministerio-de-Pastor-Dons-Espirituais-Ministeriais-Servindo-Deus-homens-poder-extraordinario-2021-CPAD-Elinaldo-Renovato