ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Lição 13

 




O Deus Uno e Trino
27 de Junho de 2021

TEXTO ÁUREO
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém”. 2 Coríntios 13.13

VERDADE APLICADA
A doutrina da santíssima Trindade nos faz sermos mais conscientes da nossa completa dependência de Deus e nos motiva ao necessário crescimento no conhecimento do Senhor.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

JOÃO 10
30- Eu e o Pai somos um.

JOÃO 14
10- Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
11- Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

JOÃO 15
26- Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA / Is 45.21-22 Não há outro Deus.
TERÇA / Jo 14.11 Jesus está no Pai e o Pai está em Jesus.
QUARTA / 1Co 8.6 Um só Deus, o Pai, e um só Senhor, Jesus.
QUINTA / 2Co 1.21-22 Deus nos ungiu e nos deu o penhor do Espírito.
SEXTA / Ef 1.12-14 As bênçãos espirituais de Deus em Jesus Cristo.
SÁBADO / Jd 20-21 Orar no Espírito e conservar o amor de Deus.

HINOS SUGERIDOS 10, 185, 307

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar a Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Citar o agir de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Mostrar as distinções e unidade da Trindade.

MOTIVOS DE ORAÇÃO
Orar para que possamos aceitar a operação divina em nossas vidas.

INTRODUÇÃO
O presente estudo acerca da Trindade oportuniza profunda reflexão sobre o mistério: um só Deus em três pessoas. No Ser Supremo há uma só natureza, uma só essência, uma só substância, que subsiste nas três pessoas divinas.
 
PONTO DE PARTIDA
Há um só Deus, sobre tudo e todos.

1- O Deus Pai
“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.” [Ef 4.6]. Ele tem existência própria sem dissociar-se da divindade. O Deus Pai é o único Senhor [Dt 6.4]. Não há outro Deus, senão um só [1Co 8.4; 12.6; 1Tm 2.5]. Uno: Único no seu gênero ou espécie, indivisível, um Deus único. Trino: Que consta de três, um só nome para definir três coisas ou aspectos. Essa divisão é puramente didática, não implica a existência de uma divisão ontológica na natureza de Deus ou de uma divisão entre Seus atributos. Pedro relata as três pessoas, mas sem deixar a harmonia, posicionando cada um na sua atividade: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.” [1Pe 1.2].

1.1. O Criador. 

“Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” [Sl 19.1]. “No princípio, criou Deus os céus e a terra.” [Gn 1.1]. Deus criou o sol, a lua e as estrelas; criou o homem e a mulher; criou todo ser vivente; criou o mar e toda uma exuberante natureza admirada por todos nós. Ninguém pode negar o poder criador de Deus. A perfeição na criação é de encher os olhos. Tudo o que foi feito, viu Deus que era muito bom [Gn 1.31]. O que mais impressiona é que o mar não derrama nem o firmamento cai. Nenhum artista plástico renomado, como foi Roberto Burle Marx, conhecido internacionalmente ao exercer a profissão de paisagista, poderia descrever ou desenhar a natureza de Deus com tamanha formosura.

Subsídio do Professor:

Derek Kidner comenta sobre a expressão “façamos” [Gn 1.26]: “Trata-se (…) do plural de plenitude, que se acha na palavra normalmente empregada para designar Deus (elohim), usada com um verbo no singular; e esta plenitude, vislumbrada no Velho Testamento, haveria de ser revelada como tri-unidade, nos posteriores “nós” e “nossa” de João 14.23 (com 14.17), explícitos em AV (King James), implícitos em AA (Almeida Revista e Atualizada)”.

1.2. O Sustentador.
Paul Washer: “Deus é o sustentador de tudo que existe. As Escrituras Sagradas nos ensinam que Deus não é apenas o Criador dos céus e da terra, mas Ele também é o seu sustentador. Nada do que existe existiria fora dEle. Se Ele abandonasse Sua criação apenas por um momento, tudo pereceria”. O movimento da terra devemos a Ele. As estações do ano. O equilíbrio da natureza e do universo como um todo está na palma das suas mãos. Ele é o controlador supremo. O ser humano, mesmo o mais intelectual, não consegue explicar tamanho milagre. Foi Deus que determinou todas as leis que regem o universo, por isso nada sai do Seu controle. Ele sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder [Hb 1.3].

Subsídio do Professor:

Deus sustentador é um termo teológico que se refere ao conceito de um Deus que sustenta e mantém tudo o que existe. Sustenta as Suas criaturas; se tirasse o oxigênio por alguns minutos nenhuma alma sobreviveria: “Que está na sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda carne humana?” [Jó 12.10]. Ele que faz produzir, brotar e dar semente e pão ao que come [Is 55.10-11]. “Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer, também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.” [2Co 9.10].

1.3. O Provedor.
Jeová Jirê, em hebraico, quer dizer: “O Senhor que provê”. Deus provê todas as coisas. Mas muitas delas não se limitam aos filhos de Deus, todos os seres viventes poderão usufruir. Algumas são declaradas a nós: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” [Ef 3.20]. “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” [Fp 4.19]. Quando Deus nos criou, Ele era sabedor de todas as nossas necessidades, por isso Ele é o provedor de todas elas.

Subsídio do Professor:

Kerry D. McRoberts (Teologia Sistemática – Stanley Horton – CPAD): “A Trindade é um mistério. A aceitação reverente do que não é revelado nas Sagradas Escrituras faz-se necessário antes de perguntar a respeito de sua natureza. (…) Não estamos, pois, tentando explicar Deus, mas, sim, considerar as evidências históricas que estabelecem a identidade de Jesus como homem e também como Deus (em virtude dos seus atos milagrosos e do seu caráter divino) e, ainda, “incorporar a verdade que Jesus tornou válida no que diz respeito ao seu relacionamento com Deus Pai e com Deus Espírito Santo””.

EU ENSINEI QUE:
O Deus Pai é o único Senhor. Não há outro Deus, senão um só.

2- O Deus Filho
As três pessoas da Trindade são distintas em suas manifestações, mas pertencem à mesma essência indivisível e eterna. Como registra Thissen (Palestras em Teologia Sistemática – Ed. Batista Regular): “O Credo Atanasiano expressa a crença trinitariana da seguinte maneira: “Adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade, sem confundir as pessoas, sem separar a substância””. “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. (…) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” [Jo 1.1-2, 14]. Jesus veio cumprir a Sua missão e foi fiel e obediente ao Pai em tudo, mesmo sendo em forma de Deus [Fp 2.6-11].

2.1. O Libertador.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” [Jo 8.32]. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” [Jo 8.36]. Jesus não só liberta da ignorância espiritual ou concernente à salvação, mas também liberta oprimidos e cansados [Mt 11.28]. Jesus liberta endemoninhados, liberta de doenças do físico e da alma.

Subsídio do Professor:

Esequias Soares (Teologia Sistemática Pentecostal – CPAD) expõe sobre o texto de Filipenses 2.6 – “sendo em forma de Deus”, ressaltando que a palavra “forma”, no grego é “morphe”: “O substantivo morphe aparece apenas três vezes no Novo Testamento grego [Fp 2.6-7; Mc 16.12]. Contrasta-se com schema, que significa “forma”, no sentido de aparência externa, e não como essência e natureza, como acontece com o primeiro (…) Assim, o texto de Filipenses mostra que Jesus era Deus antes da sua encarnação. O verdadeiro Deus tornou-se verdadeiro Homem”.

2.2. O Mediador.
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” [At 4.12]. “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” [1Co 3.11]. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” [Jo 14.6]. Somente em Jesus, o filho do Deus Vivo, há salvação [1Tm 2.5].

Subsídio do Professor: Bíblia de Estudo Pentecostal: “Os discípulos tinham convicção de que a maior necessidade de cada indivíduo era a salvação do pecado e da ira de Deus, e pregavam que esta necessidade não poderia ser satisfeita por nenhum outro, senão Jesus Cristo. Isto revela a natureza exclusiva do evangelho e coloca sobre a igreja a pesada responsabilidade de pregar o evangelho a todas as pessoas. Se houvesse outros meios de salvação, a igreja poderia ficar despreocupada, mas segundo o próprio Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” [Jo 14.6]. Não há esperança para ninguém, fora da salvação em Cristo [At 10.43; 1Tm 2.5-6].”

2.3. O Salvador.
“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus.” [Jo 6.68-69]. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” [Jo 3.16-17]. Daniel Pecota (Teologia Sistemática – Stanley Horton): “A obra salvífica de Cristo é a coluna central no templo da redenção divina. Podemos compará-la também ao eixo em torno do qual gira toda a atividade de Deus na revelação”.

Subsídio do Professor:

Podemos notar que a operação dos três da divindade está em todas as ações. Quando se batiza nas águas, o pedido é em nome dos três: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” [Mt 28.19]. Quando se dá a bênção apostólica também: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém.” [2Co 13.13]. Não podemos dissociá-los jamais.

EU ENSINEI QUE:
Jesus veio cumprir a Sua missão e foi fiel e obediente ao Pai em tudo, mesmo sendo em forma de Deus [Fp 2.6-11].

3- O Deus Espírito Santo
Nas Escrituras Sagradas o Espírito Santo é expressamente chamado Deus; Ele possui os atributos de Deus e realiza atos e obras de caráter divino [Hb 9.14]. Ele é o próprio Deus Espírito [Jo 4.24]. Ele tem existência própria sem dissociar-se da divindade. O Espírito Santo tem muitas funções: Ele nos ensina todas as coisas e nos faz lembrar de tudo o que Jesus nos falou [Jo 14.26]. É identificado como Senhor [2Co 3.18].

3.1. O Consolador.
Jesus chama o Espírito Santo de “Consolador”. Trata-se da tradução da palavra grega Parakletos, que significa literalmente “alguém chamado para ficar ao lado de outro para o ajudar” [Jo 14.16]. “Presença consoladora”. Ele habitará nos seguidores de Jesus para sempre. Na ausência física de Jesus, Ele atua como um emissário, intercedendo, confortando e consolando os Seus.

Subsídio do Professor:

Esse Espírito da verdade o mundo não pode receber, porque não vê e nem o conhece, nós o conhecemos porque Ele deve habitar conosco e estar em nós [Jo 14.17]. Muitos pensam que Ele pode habitar em qualquer lugar ou em qualquer pessoa, mas só nos lavados e redimidos no sangue do Cordeiro; que procuram viver uma vida irrepreensível diante de Deus. Nós somos o santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita. Não se pode destruir o santuário de Deus. Fomos “comprados por bom preço” [1Co 6.20]. O santuário de Deus, que somos nós, é sagrado [1Co 3.16-17]. O nosso corpo é o santuário do Espírito Santo, proveniente de Deus [1Co 6.19].

3.2. O Convencedor.
“Todavia, digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” [Jo 16.7-11].

Subsídio do Professor:

A multiforme operação do Espírito Santo mantém a Igreja de Cristo viva, dinâmica e atuante, pois Ele é uma pessoa divina. É Ele quem convence o pecador; é Ele quem administra o poder dado aos crentes; é Ele quem administra os dons ministeriais e espirituais que Deus coloca à disposição da Igreja, para o que for útil e distribuindo particularmente a cada um como quer [1Co 12.7, 11]. É Ele quem transforma os homens em novas criaturas, por meio do novo nascimento [Jo 3.3-8].

3.3. O Intercessor.
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” [Rm 8.26-27].

Subsídio do Professor:

Após este estudo, verificamos que é a fé que nos faz crer em um Deus na Trindade e a Trindade na unidade; não podemos confundir as Pessoas, nem dividir a substância; porque uma é a Pessoa do Pai, a outra a do Filho, a outra a do Espírito Santo; mas uma só é a divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, igual a sua glória, eterna e majestosa.

EU ENSINEI QUE:
Nas Escrituras Sagradas o Espírito Santo é expressamente chamado Deus; Ele possui os atributos de Deus e realiza atos e obras de caráter divino.

CONCLUSÃO
Por tudo que se deve agradecer, devemos ser gratos a Deus por ter nos revelado tamanho mistério. Aceitando por meio da fé: o Pai que nos criou, o Filho que nos remiu e o Espírito Santo que nos santifica.

Fonte: Revista Betel https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com