Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Vencendo a Tentação, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Perguntem: O que é tentação?
Aguardem as respostas. Depois apresentem outras informações.
Aqui está sendo utilizado o Método de Perguntas e Respostas.
- Leiam a fábula “A Corrida dos Sapinhos” e reflitam com os alunos sobre a lição que o texto nos traz: ficar “surdo” aos apelos da tentação.
Leitura de um texto, neste caso uma fábula, também é um recurso didático.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Luz do Mundo”, que enfatiza a importância de permanecermos na luz, afastando-nos do pecado, resistindo as tentações.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição);
Texto(fábula);
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição;
- Participação dos alunos na aula;
- Método de Perguntas e Respostas;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Texto(fábula) para Reflexão: A Corrida dos Sapinhos
Era uma vez um tempo em que os bichos falavam... Nesse tempo também havia alegria, diversão e competição. Certa ocasião, decidiram realizar uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e atrás havia uma multidão, muitos outros bichos para vibrar com eles.
- Não vão conseguir. Não vão conseguir.
Os sapinhos iam desistindo um por um. Menos um que continuava subindo.
Aí aclamava a multidão:
- Vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que subia tranquilo. Ao final da competição, todos desistiram menos aquele.
Todos ficaram curiosos para saber o que tinha acontecido. Quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar lá, descobriram que ele era SURDO!
Autoria: Monteiro Lobato.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.fonte http://atitudedeaprendiz.blogspot.com