ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 2 - 3º Trimestre 2021



AULA EM 11 DE JULHO DE 2021 - LIÇÃO 2
(Revista CPAD)

Tema: O Reino Dividido: Jeroboão e Roboão
Texto Áureo: Pv 19.21

INTRODUÇÃO 
"Ele foi o principal responsável pela divisão do reino em duas partes", sabemos que era intensão de Deus que houvesse aquela separação, mas os planos de Deus não livra os homens de arcarem com as consequências de suas atitudes.
Veja como Deus fez:
"E Aías pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços. E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.", 1 Rs 11.30,31

- "o reino do Norte (Israel) e o reino do Sul (Judá).",  Recomendo iniciar a aula verificando se todos os alunos sabem da divisão do reino de Israel em dois reinos. Deixe a classe ciente que é disso que a aula vai tratar.
- "nos mostrará as consequências de uma má decisão", no caso, a decisão de ouvir conselhos de quem não tem experiência de vida, o interessante é que isso acontece constantemente nos dias de hoje. Como se o texto tivesse sido escrito sob medida para os nossos dias. 
  
I - AS PRINCIPAIS CAUSAS DA CISÃO
 
1. A carga pesada de Salomão.
- "a população pagava impostos muito pesados", outro tema moderno que é abordado na Palavra de Deus, o problema não começou com Roboão, ele já vinha se arrastando desde Salomão, e aquele era o momento ideal para o povo cobrar uma postura do novo rei, pois ele ainda não tinha o poder consolidado em suas mãos.
Todo líder deve observar os pequenos problemas que começam a minar sua liderança, pois esse problema poderá ficar gigante e a bomba estourar na mão de outra líder, e dessa forma, a obra de Deus acaba sendo prejudicada. 
 
2. A divisão do reino.
- "participavam ativamente do governo e faziam parte de sua corte", as tribos de Judá e Benjamim não eram irmãs como alguns podem pensar, Judá era filho de Jacó com Léia, enquanto Benjamim era filho de Jacó com Raquel. O vínculo dessas tribos era mais pela proximidade, porém a tribo de Judá era a maior de todas e era a tribo de Salomão.
"ao contrário, seguindo o conselho dos jovens (v.10) e não dos ancião", vale a pena focar nesse erro grave de Roboão, pois muitos jovens do mundo e até cristãos hoje erram nisso, deixando de ouvir seus pais e pastores e se aconselham com amigos de escola ou colegas de redes sociais.
"Roboão tornou o fardo ainda mais pesado para os trabalhadores (v.11)", Roboão nem conseguiu fazer isso, somente pela sua resposta já deu início ao cisma.

II – OS ERROS DE ROBOÃO

1. A repetição dos erros de Salomão.
- "demonstrando total despreparo para exercer a posição em que estava", o próprio Roboão ainda era um jovem, ele tinha 41 anos, ainda novo em experiência para os padrões da época e para aquele importante cargo. Não seguiu o principal acerto de Salomão, não pediu sabedoria a Deus.
"a solução do problema era dar às dez tribos o que pediam", era uma solução política viável, dessa forma ele acalmaria o ânimo do povo e teria o controle nas suas mãos. O caminho do abrandamento quase sempre é o melhor quando estamos em função de liderança.

2. Os maus conselhos dos amigos de Roboão.
...

3. O cuidado com os conselhos.
- "Quando o orgulho se torna o centro de nossas vidas, ficamos à mercê de nós mesmos", se o coração é enganoso, imagina o coração orgulhoso. Quando Roboão se encheu de orgulho, ele não quis ouvir a razão e seguiu o seu próprio coração, ouviu o conselho que lhe pareceu melhor, pois parecia colocar ele numa posição de destacada superioridade.
"A falta de sábios conselhos pode levar o ser humano ao declínio moral", por isso cada pessoa deve se achegar perto de quem tem algum conteúdo sábio para passar. Se Roboão tivesse lido o que seu pai escreveu talvez a história teria sido outra.
"Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.", Pv 11.14

III – O REINADO E A IDOLATRIA DE JEROBOÃO

1. A rebeldia de Jeroboão.
- "Todavia, durante o reinado de Salomão, Jeroboão se rebelou contra ele", todo aquele que não é um bom liderado dificilmente será um bom líder, como veremos na vida de Jeroboão.
"Sabendo disso, Salomão tentou matá-lo, mas sem sucesso", notamos que Jeroboão não teve bons exemplos de liderança do povo de Deus em sua vida. Todo líder cristão, deve ter em mente que suas atitudes como líder refletirão na produção de outros líderes.

2. Jeroboão, o primeiro rei do Norte.
"a fim de evitar que o povo fosse a Jerusalém.", Jeroboão poderia seguir de outra forma, pois a tribo de Levi ficou com ele, poderia ter promovido a adoração a Deus em Siquém mesmo, porque poderia ser erigido altar a Deus em qualquer lugar, desde que houvessem sacerdotes. Mais tarde os samaritanos vão aprender a adorar a Deus naquelas terras.

3. Consequências da idolatria.
- "um dos principais motivos dos infortúnios do povo de Israel", enquanto houveram alguns reis piedosos em Judá e Benjamim no reino do sul, no reino do Norte não houve nenhum rei que servisse a Deus de forma sincera. Por isso as dez tribos foram de mal a pior. A história delas acaba após o cativeiro da Assíria.

CONCLUSÃO
- "o ídolo dele era ele mesmo, sua própria vontade", essa é uma das piores formas de idolatria que existe hoje, e que, sem dúvida, ocorre também em muitas igrejas. Muitos líderes se deixam levar por seus próprios interesses. 
- Faça a revisão abordando os pontos mais importantes estudados.
- Convide os alunos para a próxima aula.
- Ore com a classe para que tenhamos a sabedoria para seguir os conselhos sábios.

 

Pr Marcos André - Contato para TIRAR DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES ou convite para palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)
fonte https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com