Lição 05: Aborto, a morte de inocentes

 Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Aborto, a morte de inocentes, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Vida por um fio”.

- Depois, apresentem o conteúdo da lição, acrescentando o que diz o Código Penal e a Constituição Brasileira e os projetos de lei a favor do aborto que estão no Congresso Nacional. Para tanto, façam uma roda de conversa e reflitam sobre isto.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco(02 formas de utilização: escrever o título da lição);

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição;

- Participação dos alunos na aula;

- Roda de conversa;

- Aplicação de 01 dinâmica(01 tesoura e 01 novelo de linha ou cordão são recursos didáticos para realização da dinâmica).

 

Dinâmica: A Vida por um fio

Objetivo: Iniciar o estudo sobre o aborto.

Material:

01 tesoura

01 novela de linha ou cordão

Procedimento:

- Organizem a turma em círculo. O condutor da dinâmica deve ficar dentro do círculo.

- Depois, apresentem as seguintes orientações:

Com este novelo de linha ou cordão não vamos forma uma teia, mas um círculo, onde cada pessoa tem o cordão enrolado no dedo indicador da mão esquerda e direita.

O primeiro aluno enrola o cordão no dedo indicador da mão esquerda.

Depois, ele passa o novelo de cordão para o colega da direita, que enrolá o cordão no dedo indicador da mão direita do colega da esquerda e em seguida no seu e continua com o mesmo procedimento, até que todos estejam com 02 dedos enrolados com o cordão.

Deve haver um espaço de cordão entre uma mão e outra de mais ou menos 40 cm.

- Depois, falem: Este cordão representa o fio da vida.

- Com uma tesoura na mão, o condutor da dinâmica deve cortar o fio da vida de alguns alunos. Para tanto, corte o cordão entre as duas mãos do aluno.

- Falem: Aqui, simbolicamente cortamos o fio da vida de vários colegas. Mas, uma mulher grávida decide por cortar o fio da vida de um ser indefeso e inocente, provocando um aborto, exterminando uma vida, que somente Deus pode tirá-la.

 Por Sulamita Macedo.fonte http://atitudedeaprendiz.blogspot.com