Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Ouvi o teu chamado, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o chamado de Samuel. Neste momento, escrevam no quadro o nome Samuel.
- Com a contribuição dos alunos, recontem a história de Samuel quando até o momento em que ele foi chamado por Deus.
Ao fazer os alunos lembrarem do que sabem sobre Samuel, está sendo utilizado o Conhecimento prévio, isto é, conhecer o que os alunos já sabem.
Observação: Caso tenham condição de espaço e de equipamentos, vocês podem exibir parte de um filme sobre Samuel até o momento de chamada estudada na lição de hoje.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Depois, apliquem a dinâmica “Samuel, Samuel” para contextualizar o chamado de Samuel com a vida dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco e marcador para quadro branco(02 formas de utilização: escrever o título da lição, o nome do personagem; filme).
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o nome do personagem e a exibição do filme);
- Recontar uma história de forma coletiva como Conhecimento Prévio;
- Exibir parte de um filme;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica(contextualização do tema).
Dinâmica: Samuel, Samuel
Objetivo: Contextualizar o chamado de Samuel para a vida dos alunos.
Não é necessário
Procedimento:
- Após o relato da história de Samuel quando foi chamado por Deus, escolham um aluno da classe para representar o personagem Samuel.
- Orientem para que ele fique de costas para os colegas e um pouco longe deles.
Peçam para que um aluno chame: Samuel, Samuel! O aluno “Samuel” escuta e procura reconhecer de quem é a voz.
Este procedimento deve ocorrer com pelo menos uns 03 alunos chamando Samuel, depois vocês trocam o aluno “Samuel” também.
- Quando o aluno “Samuel” reconhecer a voz deve falar: Fala, fulano(nome do colega) que eu te escuto.
Se ele não reconhecer a voz, outro aluno deve chamá-lo.
- Depois, conversem com os alunos sobre:
O que estão escutando?
Obedecem a estas vozes?
De quem são estas vozes, merecem ser atendidas e obedecidas?
De que forma estão atendendo seus pais quando eles lhes chamam?
- Falem: O menino Samuel quando foi chamado pela primeira vez por Deus pensou que fosse o sacerdote Eli e prontamente foi saber o que ele queria. Demonstrando obediência e que estava atento. Assim também, vocês devem se comportar e observar se podem ou não atender aos chamados, conforme o ensinamento bíblico e a orientação dos seus pais.
Por Sulamita Macedo. fonte http://atitudedeaprendiz.blogspot.com