O inferno é somente uma metáfora usada para a sepultura?

 

"Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno" - Apocalipse 1.18.

Há três palavras que na Bíblia que na Bíblia são traduzidas como "inferno":

Gehenna (do grego): o lugar de castigo, de tormento (Mateus 5.22, 29; 10.28; Tiago 3.6).

Hades (do grego): a morada dos mortos (Mateus 11.23; 16.18; Lucas 23.23; Atos 2.27).

Existem pessoas que aceitam o conceito de inferno como lugar de castigo, porém elas acreditam que também o castigo será um dia aniquilado - ou seja, a existência consciente acabará por completo. Essas pessoas não conseguem admitir que o castigo dos pecadores seja recebido de forma consciente e eterna. Se tivessem razão a esse respeito, pessoas como Adolf Hitler, responsável pela morte de milhões de pessoas, estaria recebendo como punição apenas um sono eterno. O destino delas seria simplesmente retornar ao estado de não-existência no qual estavam antes de nascer, em que nem mesmo percebem que estão sendo castigada.

Contudo, a Bíblia retrata uma história completamente diferente. O homem rico que foi para o inferno (Lucas 16.19-31) estava consciente. Ele podia sentir dor e sede, além de experimentar o remorso. O homem rico não estava dormindo na sepultura, ao contrário, estava num "lugar de tormento".

Se o inferno é um lugar onde não há consciência de nada do que ocorre, ou onde não há possibilidade de haver a consciência do que ocorre, onde não se sente nada, se for simplesmente uma referência á sepultura para onde vai quem não crê eme Jesus como Senhor e Salvador após a morte, então, as afirmações de Jesus sobre este lugar não fazem qualquer sentido. Cristo chegou a afirmar que se a mão, o pé ou o olho o fazem pecar, melhor é arrancá-los fora do que permanecer com eles e "ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga" (Marcos 9.43-48).

A Bíblia fala do destino dos ímpios com palavras que expressam horror e tragédia, como vemos nestas descrições:
• Vergonha; desprezo eterno - Daniel 12.2.
• Castigo eterno - Mateus 25.46.
• Fogo que nunca se apaga - Lucas 3.17.
• Ira; indignação; tribulação; angústia - Romanos 2.8, 9.
• "Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder" - 2 Tessalonicenses 1.9.
• Fogo eterno; densas trevas - Judas 7, 13.

Em Apocalipse 14.10, 11, vemos qual será o destino eterno e definitivo do ímpios: "...esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome".

Alimentando as ovelhas ou divertindo bodes?
Crítica ao livro A Divina Revelação do Inferno
Justificação somente pela fé em Jesus
O destruidor de famílias
O juízo final
Para ser agradável a Deus não basta ser religioso, é preciso ser espiritual
Refutando a doutrina dos testemunhas-de-jeová: o inferno existe e é a existência consciente do castigo eterno

E.A.G. fonte https://belverede.blogspot.com