Adolescentes - Adolescentes da Bíblia Lição 08: Fazendo a diferença


Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Fazendo a diferença, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre uma criança de oito anos que se tornou rei. Isto mesmo! O nome dele é Josias.

Durante a semana(antes da aula):

Utilizando o WhatsApp da turma, orientem os alunos para que leiam os capítulos 34 e 35 de II Crônicas, que tratam do rei Josias.

Pedir para que eles escolham 03 atos do rei Josias para apresentar na aula da EBD.

No momento da aula: Peçam para que os alunos falem sobre os 03 atos que eles escolheram sobre o rei Josias.

Escrevam estes atos numa folha de papel madeira, utilizando pincel atômico.

Folha de papel madeira e pincel atômico são recursos didáticos.

Caso algum ato seja citado mais de 01 vez, não precisa escrever novamente.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa e contextualizada.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Bumerangue”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição);

01 folha de papel madeira e pincel atômico;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o cartaz com os atos do rei Josias;

-  Leitura orientada de um texto bíblico para utilização das informações na aula;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema.

 

Dinâmica: Bumerangue

Objetivos:

Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.

Contextualizar o exemplo do rei Josias para a vida dos alunos.

Material:

01 bumerangue(pode ser feito de vários materiais)

01 cesta pequena com sementes variadas.

01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.

Procedimento:

- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

- Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.

- Perguntem o que os alunos entendem sobre isto.

Aguardem as respostas.

- Depois, apresentem um bumerangue e perguntem como funciona.

Aguardem as respostas.

Espera-se que falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta à mão daquele que o arremessou.

- Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai sentir as consequências daquilo que falou e praticou.

- Estudamos nesta lição quais as ações que foram desenvolvidas pelo rei Josias. Ele plantou boas sementes e teve resultados positivos no seu reinado.

- Perguntem:

O que vocês estão plantando?

Que tipos de sementes estão semeando?

O que estão colhendo?

- Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeando? O que estamos colhendo?

- Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.

- Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.

- Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.

- Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.

- Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?

- Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância também ceifará.”

- Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados especiais para que brotem.

Depois façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.

- Para finalizar, leiam Gl 5.22.

Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/