ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 7/3º Trim 2021

 


AULA EM 15 DE AGOSTO DE 2021 - LIÇÃO 7
(Revista Editora Betel)

Tema: É fundamental cultivarmos uma vida de oração
Texto Áureo: Is 55.6

INTRODUÇÃO 
- "exemplo da Igreja Primitiva, que tinha a oração como uma de suas mais relevantes", A Igreja primitiva estava em oração quando foi inaugurada. Uns 500 irmãos viram Jesus subir ao céu, porém somente 120 perseveraram na oração, aguardando a promessa do Senhor. A Igreja Primitiva teve início com os crentes de oração.

1. A Importância da Oração
- "A oração é uma das armas espirituais", sendo assim, o crente que não ora está desarmado. E quando o inimigo de nossas almas chega, aquele que está desarmado não consegue resistir-lhe.

1.1. No nosso cotidiano.
- "tendência de nos aproximarmos de Deus da mesma forma, correndo", essa é uma tendência natural, de refletir na igreja a cultura da sociedade, essa é uma tendência que deve ser quebrada.
"grave erro quando, em meio a tudo isso, não encontramos um tempo", no passado, muitas atividades que tiravam o tempo da oração eram taxadas como pecado, porém os crentes amadureceram e viram que não eram pecado, mas também aprendemos que, deixar de orar é um grande erro e se torna um pecado, a partir do momento em que deixamos de cumprir um mandamento bíblico.
"Orai sem cessar.", 1 Ts 5.17

- "tempo de qualidade", se refere ao tempo em que damos total atenção a alguma coisa. Por isso, se o tempo para a oração, for de qualidade, a oração também será.
1.2. Deus sempre está atento às nossas orações.
- "uma prova de que Ele sempre está atento às orações do Seu povo", aqui foi uma oração coletiva da Igreja, a congregação orando em prol de um propósito. Há casos hoje de propósitos de oração, onde as igrejas têm conseguido obter resultados milagrosos.
É interessante apresentar uma ilustração nesse tópico, um testemunho ocorrido em alguma congregação.  

1.3. Uma prática de vida.
- "Os discípulos conheciam a importância e o poder da oração", naquele período a fé era mais bem exercida do que nos dias de hoje, por isso ocorriam muito mais milagres do que hoje. A ocorrência desses milagres davam um ânimo à vida de oração. Hoje vivemos um tempo de ceticismo religioso, por isso ocorrem poucos milagres nos dias atuais.
"como também viram o Mestre em constante oração", lembramos que Jesus deixou sua majestade de glória, e também alguns atributos exclusivos da divindade, como a onipotência, onipresença e onisciência, por isso, Ele também precisou ter uma vida da constante oração.
"Como resposta às orações da Igreja", é bom acrescentar que na sociedade da Igreja Primitiva, as pessoas tinham menos atividades de entretenimentos do que hoje. Por isso, os crentes tinham mais tempo para a oração.

2 - O que Acontece quando a Igreja Ora?

2.1. Novos desafios.
- "Vendo que sua atitude ganhava apoio dos judeus", Herodes não era bem visto pelo povo, na verdade era um rei por permissão de Roma, e o povo tinha como inimigo qualquer um que tivesse o apoio romano. Por isso Herodes viu nisso uma oportunidade de ter o apoio popular.
"Seu próximo alvo era Pedro", se Herodes mandasse matar a Pedro no período da páscoa ele provavelmente perderia esse apoio popular, por isso resolveu guardá-lo para depois da páscoa.
"Muitas vezes não entendemos os propósitos de Deus nos momentos difíceis", quer dizer que, às vezes, Deus permite que coisas ruins aconteçam para que nos posicionemos como Deus quer. No caso em questão, Deus queria que a Igreja se dedicassem mais a oração. Eles não sabiam, mas os fatos que eles estavam vivendo estavam sendo registrado no livro de Atos para nossa edificação nos dias de hoje.

2.2. Paz e descanso.
- "Jesus lhe havia dito que viveria até uma idade avançada", não dá para saber se realmente esse era o motivo da tranquilidade de Pedro. Uma possibilidade é de que o apóstolo Pedro, assim como muitos crentes de sua época tinha a certeza da salvação em Cristo e que essa fé lhe dava a tranquilidade.
O que Jesus disse para Pedro não foi uma promessa de vida longa, mas uma profecia de que seus últimos dias seriam na prisão e que morreria nas mãos dos inimigos da Igreja, isso não se parece com uma promessa. É mais provável que a tranquilidade de Pedro fosse pela fé na salvação futura. Veja o que o Senhor disse a Pedro: 
"Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.
E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.", Jo 21.18,19

A nossa paz deve vir pela certeza da salvação.

2.3. O agir de Deus é libertador.
- "mas o anjo lhe despertou, ordenou que se levantasse", essa passagem parece com o processo de libertação das almas, pois os que estão aprisionados por Satanás se encontram repousando como Pedro, mas Deus envia anjos (mensageiros) para despertá-los, esses mensageiros são os crentes.
"várias etapas até a libertação se dar por completo", é exatamente assim na vida de todos os que são libertos das cadeias do pecado, é um processo que pode ser demorado, dependendo do tipo de prisão. A libertação não acontece de uma hora para outra.

3. Os Resultados de uma Vida de Oração

3.1. Maior comunhão com Deus.
...

3.2. Direção do Espírito Santo.
- "resultados de uma constante vida de oração é a direção segura do Espírito Santo", na vida e na obra de Deus precisamos tomar decisões, e muitas dessas decisões geram consequências a curto, médio e longo prazo. Por isso precisamos de orientação sobre que direção tomar. O Espírito Santo é quem dá essa direção. Grandes ideias já surgiram após um período de oração.
"ter em mente que, ao orarmos, estaremos mais sensíveis à direção do Espírito", como servos do Senhor, não podemos fazer nada sem a direção do Santo Espírito. Alguns líderes têm errado nisso, se envolvem com política sem a direção do Senhor, se associam com pessoas que não são do agrado de Deus, etc.

3.3. Novas experiências com Deus.
"quando o anjo lhe aparece...ele não conseguiu discernir se aquilo era real ou um sonho", a explicação para isso é que apesar de serem grandes milagres, não eram corriqueiros na vida do apóstolo, apesar dos grandes feitos, Pedro também passava por momentos de silêncio de Deus, como qualquer outro crente.
"novas experiências decorrentes de uma vida de oração podem nos surpreender.", essa é uma frase profunda para concluir essa aula. Por mais que alguém já tenha vivido muita coisa, Deus pode nos surpreender com uma coisa nova, assim como fez com Pedro.

CONCLUSÃO
- "Mas pediram a Jesus que os ensinasse a orar", esse deve ser o maior interesse na vida do crente, aprender a falar com Deus. Precisamos não só saber como orar, mas precisamos ter forças para ter uma vida de oração.
- Faça a revisão abordando os pontos mais importantes estudados.
- É interessante elaborar perguntas para fazer aos alunos.
- Convide os alunos para a próxima aula.
- Ore com a classe para que possam desenvolver uma vida de oração mais intensa.

Vídeo de apoio 

Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com