ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio para a Lição 7/3º Trim 2021

 

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio para a Lição 7/3º Trim 2021


 

AULA EM 15 DE AGOSTO DE 2021 - LIÇÃO7
(Revista CPAD)


Tema: O Ministério de Eliseu
Texto Áureo: 2 Rs 3.11

INTRODUÇÃO 
"milagre das águas que alagaram um vale, sem que houvesse chuva", na verdade o que foram cheias, foram as covas que eles cavaram no vale, sendo assim, elas funcionaram como poços e se encheram de água potável.
"a poderosa unção de Deus sobre o profeta Eliseu", esses episódios deram a Eliseu uma fama semelhante a do profeta Elias, e que ele soube administrar muito bem, jamais aceitou valores ou suborno e nem deixou o orgulho vencê-lo. Eliseu se tornou conhecido até fora dos limites de Israel.
 
I - ELISEU SALVA TRÊS REIS E SEUS EXÉRCITOS
 
1. Reis bons e maus.
- "houve a alternância de reis bons e maus.", convém esclarecer que essa alternância entre bons e maus no poder, ocorreu somente no reino do Sul (Judá), pois no reino do Norte só houveram reis maus. O profeta Eliseu era do reino do Norte.
"o autor do livro de Reis está dizendo", convém ressaltar que o autor do livro de Reis trata tanto dos reis do Norte como os do Sul e que menciona a conduta de cada um deles, além de algumas atividades realizadas. 
 
2. Três reis vão à guerra contra os moabitas.
- "rei de Edom, que era vassalo de Judá", significa que Edom era dominado por Judá e tinha que pagar impostos e atender quando fosse convocado à guerra. Os reinos mais fracos faziam esses acordos de vassalagem para evitar terem seus territórios invadidos pelos reinos mais fortes. Naquela época, as nações mais poderosas, como a Assíria, Egito e Babilônia, não tinham interesse expansionista e Israel e Judá eram como potências regionais. 
- "O que motivou a guerra foi a rebelião dos moabitas", quando morria um rei, geralmente reinos submissos aproveitavam para se rebelar, por acreditar que o novo rei (que geralmente não tinha experiência), talvez não conseguisse dominá-los novamente.

3. A predição de Eliseu se cumpriu.
- "Em respeito a Josafá", só pelo fato de estarem junto a um homem de Deus, aqueles reis foram abençoados. Aqui temos um motivo especial para andarmos com pessoas que são adoradoras do Deus Vivo. Essa é uma lição importante para os dias de hoje, em que alguns jovens cristãos, buscam amizades no mundo, ao invés de buscarem na casa de Deus.
"previu que águas em abundância alagariam, milagrosamente, toda aquela região", mas convém lembrar que eles precisaram cavar covas, ou seja, Deus dá a bênção, mas não quer que sejamos preguiçosos, temos que nos esforçar por ela.
  
II – ELISEU AUMENTA O AZEITE DA VIÚVA

1. A situação das viúvas em Israel.
- "as mulheres daquela época dependiam dos seus maridos para prover-lhes o sustento", o motivo disso é que não havia programas sociais em Israel, apenas as ordens de Deus para que os ricos fossem generosos com os órfãos e as viúvas, mas isso era pouco cumprindo, e as mulheres não eram aceitas para nenhum serviço, dessa forma, dependiam de um homem na família para levar o sustento.
"falta de suprimentos, dívidas", por mais homem de Deus que o tal discípulo fosse, ele cometeu um grave erro, adquirindo dívidas em vida. Naquele período as dívidas eram passadas para a família do morto.

2. Uma única botija de azeite foi suficiente para Deus operar o milagre.
- "o profeta disse a ela que tomasse vasilhas emprestadas com os vizinhos", Eliseu convida ela para um milagre que era para ser compartilhado com a vizinhança e que dependeria da relação com eles. Esse foi mais um milagre onde deveria haver um esforço por parte do beneficiado, aqui os próprios filhos deveriam trabalhar em recolher vasos.
"Ela vendeu o azeite, pagou a dívida e ainda pôde manter o sustento da família",  isso significa que o milagre foi a conta do que ela precisava. Alguns elementos tiveram que ser combinados: confiança na palavra do profeta; disposição dos filhos em buscar vasos emprestados; boa relação com os vizinhos; e disposição para vender o azeite.

3. Fé, obediência e família unida.
- Às vezes, o milagre que buscamos não acontece a partir de coisas extraordinárias", precisamos aprender a valorizar os milagres a nas pequenas coisas em nossa vida. Um dia amanhecendo, acordar com saúde, estar com a família e muitos outros. São coisas simples, mas que geralmente, só valorizamos quando perdemos.
"Isso significa que Deus se agrada de uma família unida em torno de um ideal sagrado", essa é uma bela frase de efeito e uma realidade. Uma coisa é notória, se a bênção que ela precisava era impedir que os filhos fossem vendidos como escravos, então todos da família deveriam trabalhar nisso e foi assim que aconteceu.

III – A MORTE QUE HAVIA NA PANELA

1. A escola de profetas.
- "Nessas escolas, os alunos eram encorajados a buscar uma melhor compreensão da Palavra de Deus", essa afirmação é uma especulação, pois não tem como saber os objetivos da escola de profetas. A escola de profetas foi instituída pelo profeta Samuel e ao que parece, o objetivo era apenas ensinar aos mais jovens o ofício profético.

2. A morte na panela.
- "Provavelmente pela falta de conhecimento", a falta de conhecimento sempre trás prejuízos, não só para a pessoa, mas afeta a todos os que estão próximos a ela. Os líderes religiosos precisam se preocupar com isso.
"Eliseu pediu um pouco de farinha", convém ressaltar que essa forma de agir de Eliseu aliada a falta de conhecimento, fez com que muitos crentes passassem a acreditar em objetos ungidos para apoiar a fé. Esse tipo de comportamento desvia a fé de seu verdadeiro objetivo, que é conduzir a pessoa a Deus.

CONCLUSÃO
"acontecem em cooperação com algum tipo de trabalho ou atitude humana", convém enfatizar que os milagres acontecem em cooperação com algum "trabalho ou atitude" e não objetos. Não é salutar quando a fé é direcionada a um copo com água, um sabonete ou rosa ungida ou qualquer coisa material.
- Faça a revisão abordando os pontos mais importantes estudados.
- Convide os alunos para a próxima aula.
- Corrija o questionário com a classe.
- Ore com a classe.

Vídeo de apoio: Clique aqui!

Pr Marcos André 

 
Pr Marcos André - Contato para TIRAR DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES ou convite para palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)
fonte  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com