Lição 07: Catástrofes naturais

 Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Catástrofes Naturais, escrevendo no quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Peçam para que os alunos apontem nomes de catástrofes naturais. Escrevam no quadro cada uma delas.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa e contextualizada.

-  Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para concluir, apliquem a dinâmica “Os Sinais”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco(02 formas de utilização: escrever o título da lição, nomes de catástrofes naturais);

- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e nomes de catástrofes naturais;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Os Sinais

Objetivo: Estudar sobre os sinais que antecedem a Vinda de Jesus.

Material:

Para o grupo 01: Papel ofício, caneta, reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.

Para o grupo 02: 02 cartolinas, 02 pincéis atômicos, 02 tubos de cola, figuras e reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.

Procedimento:

- Organizem os alunos em 02 grupos.

- Falem que eles vão elaborar manchetes para jornal falado e escrito sobre os sinais que antecedem a vinda de Jesus.

Grupo 01: jornal falado

Grupo 02: Jornal escrito.

- Forneçam o material, conforme descrição acima.

- Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos.

- Durante a atividade, passem pelos grupos, orientando ou corrigindo, caso necessário.

- Orientem que cada grupo vai apresentar para os colegas o resultado de seu trabalho. No caso do jornal falado, vocês podem organizar uma “bancada”, para os “repórteres” apresentarem as notícias.

- Para finalizar, leiam:

“Ora quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”(Lc 21.28).

Por Sulamita Macedo.  http://atitudedeaprendiz.blogspot.com