Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Catástrofes Naturais, escrevendo no quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Peçam para que os alunos apontem nomes de catástrofes naturais. Escrevam no quadro cada uma delas.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa e contextualizada.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para concluir, apliquem a dinâmica “Os Sinais”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco(02 formas de utilização: escrever o título da lição, nomes de catástrofes naturais);
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e nomes de catástrofes naturais;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Os Sinais
Objetivo: Estudar sobre os sinais que antecedem a Vinda de Jesus.
Para o grupo 01: Papel ofício, caneta, reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.
Para o grupo 02: 02 cartolinas, 02 pincéis atômicos, 02 tubos de cola, figuras e reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.
Procedimento:
- Organizem os alunos em 02 grupos.
- Falem que eles vão elaborar manchetes para jornal falado e escrito sobre os sinais que antecedem a vinda de Jesus.
Grupo 01: jornal falado
Grupo 02: Jornal escrito.
- Forneçam o material, conforme descrição acima.
- Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos.
- Durante a atividade, passem pelos grupos, orientando ou corrigindo, caso necessário.
- Orientem que cada grupo vai apresentar para os colegas o resultado de seu trabalho. No caso do jornal falado, vocês podem organizar uma “bancada”, para os “repórteres” apresentarem as notícias.
- Para finalizar, leiam:
“Ora quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”(Lc 21.28).
Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com