Lição 07: Meu ego, meu inimigo

 Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?  

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Meu Ego, Meu Inimigo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Escrevam no quadro as palavras: Ego, Superego e Id.

- Depois, expliquem cada palavra: Ego, Superego e Id.

- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para exemplificar o orgulho e a humildade, utilizem a dinâmica “Orgulho x Humildade”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição e 03 nomes)

- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e 03 nomes);

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Orgulho x Humildade

Objetivo: Estudar sobre o orgulho e a humildade.

Material:

01 figura de uma gangorra

01 bola

Papéis pequenos

01 caneta

Procedimento:

- Coloquem no quadro a figura de uma gangorra.

- Falem que quando uma pessoa está cheia de orgulho é como se ela estivesse no alto da gangorra.

Então, nesse momento, coloquem o nome ORGULHOSO no alto da gangorra.

O orgulhoso está cheio de coisas mesquinhas e enxerga as demais pessoas do alto, considerando-as de pouco valor.

Então, comecem a colocar os nomes das ações do orgulhoso dentro de uma bola.

Depois, comecem a encher a bola e falem: o orgulhoso está cheio destas coisas e está inchado de vaidade e pensamento mesquinhos.

- Vejamos o que a Bíblia fala sobre o orgulho e a arrogância. Leiam Pv 16.18 “O orgulho leva a destruição e a arrogância conduz à queda”.

- Nesse momento, estourem a bola e mudem a posição do ORGULHOSO de lugar na gangorra, agora na parte baixa.

- Agora, apresentem uma gangorra em equilíbrio, isto é, os dois lados na mesma altura.

- Coloquem a palavra JESUS no centro da gangorra.

- Falem: Devemos observar o exemplo de Jesus para termos equilíbrio para que não sejamos como mostra esta figura.

 - Apresentem a gangorra com o nome ORGULHOSO na parte alta e FALSA HUMILDADE na parte baixa.

- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, trabalhando o que realmente significa ser humilde e a falsa humildade tão difundida e apresentada por muitos.

Por Sulamita Macedo.  http://atitudedeaprendiz.blogspot.com