Jovens: Vigilância, Justiça e o Culto a Deus - Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Miqueias, o sexto de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Miqueias: Deus quer Obediência de Coração.
Utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Apresentem um mapa do reino dividido para mostrar que o profeta Miqueias profetizou para os dois reinos.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
- Para finalizar, apliquem a dinâmica "Adoração com sinceridade", para contextualizar o tema.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco e mapa;
- Participação dos alunos na aula;
- Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;
- Método de Perguntas e Respostas;
- Aplicação de 01 dinâmica para conclusão e contextualização do tema.
Dinâmica: Adoração com sinceridade
Objetivos:
Contextualizar o tema da adoração de forma sincera, como advertiu o profeta Miqueias.
Refletir sobre a vivência de um cristianismo autêntico.
Bíblia – Salmo 9
Quadro ou cartolina
Pincel atômico ou marcador para quadro branco.
Procedimento:
- Falem: Estudamos que o profeta Miqueias falava contra o cumprimento do rito religioso de forma mecânica, sem amar e obedecer a Deus.
- Em seguida, solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.
- Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e sua atitude no momento de adoração, como:
Abrir seu coração (V1)
Lembrar do que Deus fez (V2)
Alegrar-se e louvar (V2)
Reconhecer que Deus nos defende (V 3 a 5)
Confiar que temos refúgio em Deus (V9)
Expressar confiança no Senhor (V 11)
Pedir misericórdia a Deus (V 13)
Regozijar-se na providência divina (V 14,16).
- Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para adorar a Deus?
- Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor a Deus, com ajuda dos alunos. Utilizem o quadro ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que estão sendo escritas para a composição do Salmo.
- Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.
- Se possível, na aula seguinte, distribuam o salmo elaborado para cada aluno.
Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com