Lição 07: Pagarei o mal com o bem

 Adolescentes - Adolescentes da Bíblia

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Pagarei o mal com o bem, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Falem que nesta aula, vamos estudar sobre uma personagem da Bíblia, uma adolescente israelita de nome desconhecido, que estava cativa na casa de um general sírio.

Durante a semana(antes da aula):

Peçam via whatsaApp(do grupo da turma) que os alunos pesquisem sobre a história desta adolescente.

- Solicitem para que os alunos, de forma coletiva, narrem a história desta adolescente.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “No Lugar do outro”.

-  Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição);

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição;

-  Narração da história de forma coletiva como resultado da pesquisa;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema.

 

Dinâmica: No lugar do outro

Objetivo: Refletir sobre a atitude de se colocar no lugar do outro.

Material:

¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Distribuam ¼ da folha de papel ofício.

- Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.

Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João( nome da pessoa que está escrevendo).

Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.

- Recolham todos os papéis.

- Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.

- Então, os alunos deverão realizar as tarefas.

Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos para que realizem as atividades.

- Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria que fizessem com você.

- Falem: A personagem da aula de hoje poderia ter ficado calada e não dizer como Naamã poderia ficar curado, tendo em vista ele ser um homem sírio que estava em guerra com o seu povo. Mas, ela teve uma atitude aplausível, mesmo escrava, teve compaixão, isto é, se colocou no lugar daquele que estava doente de lepra e falou como ele poderia ficar limpo.

- Para concluir, leiam:

“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc  6.31

Ou se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.

Ideia original desta técnica desconhecida

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.    http://atitudedeaprendiz.blogspot.com