Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o título da lição: Naamã é Curado da Lepra, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Apontem para o quadro e sublinhem o nome Naamã e proponham uma contação de história sobre Naamã, solicitando ajuda dos alunos.
Ao fazer os alunos lembrarem do que sabem sobre Naamã, está sendo utilizado o Conhecimento prévio, isto é, conhecer o que os alunos já sabem.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Passos para a vitória!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco;
- Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição e sublinhar o nome Naamã;
- Participação dos alunos na aula;
- Contação de história com conhecimento prévio;
- Aplicação de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.
Dinâmica: Passos para a vitória
Objetivo:
Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.
Material:
Figuras do contorno de pés humanos(ver quantidade no procedimento)
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
01 pincel atômico
Procedimento:
- Falem: acabamos de estudar sobre o personagem Naamã, a atuação do profeta Eliseu e intervenção de Deus dando-lhe cura.
- Perguntem aos alunos: O que pode representar os 07 mergulhos de Naamã no rio Jordão?
Aguardem as respostas dos alunos.
Certamente, vão girar em torno de: coragem, dependência, fé, obediência, humildade, perseverança, esperança, gratidão, cura etc.
Escrevam as respostas num quadro.
- Falem: O que vocês apontaram nos mostra que Naamã recebeu sua cura sobre a doença da lepra, porque obedeceu a forma de Deus agir.
- Falem: Para a nossa vitória diante das lutas que enfrentamos é necessário mergulhar diante de Deus.
Para isso, precisamos dar vários passos nesta direção.
- Apresentem as figuras do contorno de vários pés humanos.
- Perguntem: quais devem ser os passos que precisam ser dados para alcançar a vitória?
Aguardem as respostas.
Podem ser citadas: fé, comunhão com Deus, obediência a Deus, oração, jejum, perseverança etc.
Escrevam cada palavra em 01 figura do pé, utilizando pincel atômico.
A quantidade de figuras dos pés vai depender do número de palavras citadas.
Coloquem estes pés com os nomes escritos no piso formando um caminho.
- Peçam para que os alunos observem o caminho formado e reflitam sobre o que precisar ser feito ou continuar perseverando no propósito antes firmado.
Agora, para representar a atitude dos alunos, peçam para que um aluno passe pelo caminho.
Para concluir, leiam:
“... Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”(Isaías 30:21b).
Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com