Lição 10: Doação de órgãos

 Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo

Lição 10: Doação de órgãos

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Doação de órgãosescrevendo no quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Façam uma enquete com os alunos, perguntando: Você é a favor da doação de órgãos?

Os alunos devem responder sim ou não, escrevendo num papel que vocês devem disponibilizar.

Recolham os papéis e façam o levantamento dos dados: quantos a favor e contra.

- Apliquem a dinâmica “Doação de Órgãos”.

- Depois, façam as seguintes perguntas para nortear o estudo sobre o tema.

O que é doação de órgãos?

Quem pode doar órgãos?

Você conhece alguém que está precisando de um transplante?

Você conhece alguém que foi transplantado?

Você conhece alguém que já doou órgãos ou sangue?

Aqui está sendo utilizado método de Perguntas e Respostas.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição, o resultado da enquete); mas vocês podem escrever outras informações;

Papéis para enquete;

Material para a dinâmica.

- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e o resultado da enquete;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.

 

Dinâmica: Doação de Órgãos

Objetivo: Introduzir o estudo sobre doação de órgãos.

Material:

02 cartolinas

01 pincel atômico preto e outro vermelho

Procedimento:

- Organizem os alunos em 02 grupos. Um de meninos e outro de meninas.

- Falem: O grupo dos meninos vão desenhar uma pessoa do sexo masculino. O grupo das meninas vão desenhar uma pessoa do sexo feminino. Para tanto, forneçam 01 cartolina, 01 pincel atômico preto.

- Depois, falem(apontado para os cartazes): Deus criou o homem e a mulher com o corpo funcionando de forma saudável. Algumas pessoas desenvolvem doenças que precisam fazer um transplante, isto é, receber um órgão, sangue ou medula óssea de alguém para viver melhor ou continuar vivendo.

- Falem: Agora, vocês vão desenhar nestas figuras quais órgãos do ser humano podem ser doados.

Vocês podem orientar os alunos, caso eles tenham dificuldade.

Para isto, eles devem usar 01 pincel atômico vermelho para fazer o desenho do que pode ser usado.

- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a doação de órgãos.

Por Sulamita Macedo. fontehttps://atitudedeaprendiz.blogspot.com/