Lição 10: Não recuamos

 Adolescentes - Adolescentes da Bíblia

Lição 10: Não recuamos

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Não recuamos, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre 03 personagens bíblicos: Sadraque, Mesaque e Abedenego, personagens da lição passada que aparecem aqui com nomes babilônicos.

Por curiosidade, escrevam no quadro branco a correlação entre os nomes destes 03 jovens:

Nome de origem(Judeu)

Nome babilônico

Hananias

Sadraque

Misael

Mesaque

Azarias

Abdenego

 - Façam um breve resumo da história destes 03 rapazes.

- Em seguida, utilizem a dinâmica “Na Fornalha de hoje”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição e tabela com os nomes dos 03 jovens); mas vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a tabela com a correlação dos nomes dos 03 rapazes;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema e finalizar a aula.

 

Dinâmica: Na Fornalha de hoje

Objetivo:

Refletir sobre o que pode representar a “fornalha” na atualidade.

Material:

01 caixa de palitos de fósforos(tipo longo).

Procedimento:

- Falem: Estudamos sobre 03 jovens judeus que foram jogados na fornalha porque preferiram ser fiéis a Deus, não se prostrando diante da estátua do rei. Mas, neste momento de extrema dificuldade tiveram a companhia do 4º. Homem(Deus), que estava com eles, guardando-os na fornalha e não da fornalha.

Há momentos que também nos sentimos como se estivéssemos prestes a ser jogados na fornalha devido a pressão dos colegas.

- Solicitem agora para que alguns alunos contem uma situação difícil, que eles sentiram como se estivessem na fornalha.

Para tanto, peçam para que os alunos risquem o fósforo e, enquanto a chama estiver acesa, contem qual foi o problema e como se saiu da situação. Caso a chama se apague antes do aluno terminar o relato, deixe que ele conclua.

Dessa forma, isto é, com o fósforo aceso, o aluno deverá ter mais objetividade no relato e o fogo se apresenta como um símbolo de ter estado na fornalha da aflição.

- Ao término de cada relato, leiam Isaías 48.10b “...Provei-te na fornalha da aflição”.

- Para concluir, façam uma oração pelos alunos para permanecem firmes diante de tantos apelos mundanos.

Por Sulamita Macedo.  https://atitudedeaprendiz.blogspot.com/