Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa? Lição 08: Sentindo insegurança


Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Sentindo Insegurança, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Confiança em Deus”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!


 Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição);

Material para realização da dinâmica;

- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para conclusão da aula.


 Dinâmica: Confiança em Deus

Objetivo: Refletir sobre a confiança em Deus.

Material:

Lenço ou outro material para vendar os olhos da metade da turma.

Procedimento:

- Dividam os alunos em duplas. Distribuam uma venda para cada dupla.

- Expliquem que um componente usará a venda sobre seus olhos e o outro colega será seu guia.

- Coloquem vários obstáculos pelo caminho para dificultar a atividade.

- Todas as duplas realizam a atividade ao mesmo tempo. Em seguida, invertem-se os papéis: os alunos com as vendas serão os guias.

- Após o término desta parte, façam as seguintes perguntas:

Como você se sentiu sendo guiado?

O guia transmitiu confiança?

- Reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança em Deus. Enfatizem que Deus não falha e nEle podemos confiar, pois é o amigo fiel e está conosco nas situações difíceis.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.http://atitudedeaprendiz.blogspot.com