Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Lição 11: O Reinado de Ezequias
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o título da lição: O Reinado de Ezequias, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
Sublinhem o nome Ezequias e enfatizem que este rei “fez o que era reto aos olhos do Senhor”(II Rs 18.03), diferente dos seus antecessores.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
. Ao trabalhar o item I, escrevam no quadro pequenas expressões ou palavras para destacar os feitos do rei Ezequias.
. Utilizem um mapa para mostrar o reino do Sul(Judá) e a Assíria.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
- Após trabalhar a temática do item III, utilizem a dinâmica “Qual o seu Pedido?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;
- Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição; sublinhar o nome Ezequias; as expressões ou palavras referentes aos feitos do rei Ezequias; mas, vocês podem escrever outras informações;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica, como contextualização do tema no item III.
Dinâmica: Qual o seu pedido?
Objetivos:
Concluir o estudo sobre oração respondida do rei Ezequias.
Contextualizar o tema com a vida dos alunos.
Material:
¼ de folha de papel ofício e caneta
Procedimento:
- Após trabalhar o item III da lição, falem para os alunos:
Acabamos de estudar sobre o reinado de Ezequias, sua aflição, seu pedido e oração respondida.
- Agora, façam as seguintes perguntas:
Qual a situação que o rei Ezequias estava vivenciando?
A quem ele orou?
Qual sua oração?
Qual a resposta de sua oração?
De que forma Ana adorou e agradeceu ao Senhor?
- Falem: Deus responde as orações dos seus servos. Qual sua condição, dificuldade?
- Então, distribuam para os alunos ¼ de folha de papel ofício para que escrevam um pedido de oração e a data, guardem em lugar seguro(em casa).
Reforcem que ao receber a resposta, relatem para a turma a vitória recebida. Falem que seria interessante que os alunos mostrassem o papel com o pedido e mencionassem a data.
- Para finalizar, leiam:
“... A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16
Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com