Lição 11: Usando a minha influência

 Adolescentes - Adolescentes da Bíblia


Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Usando a minha influência, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre uma jovem judia que se chamava Ester. Escrevam o nome “Ester” no quadro.

Durante a semana peçam, através do grupo de WhatsApp da turma, para que os alunos pesquisem sobre a história de Ester.

- Agora, com base nesta pesquisa, solicitem para que os alunos apresentem informações sobre a personagem Ester.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.

- Depois, apliquem a dinâmica “O Semáforo”, que proporcionará a contextualização do tema aula com a vida dos alunos.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição e o nome da personagem Ester; mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o nome Ester.

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema e finalizar a aula.

 

Dinâmica: O Semáforo

Objetivo:

Refletir sobre as influências culturais e questionar de que forma podemos exercer influência nesta sociedade.

Material:

03 círculos de cartolina, nas cores vermelha, amarela e verde.

Procedimento:

- Após falar sobre a influência de Ester no ambiente em que estava, enfatizem que vivemos em sociedade e que podemos ser influenciados e também podemos exercer influência.

- Coloquem no quadro os 03 círculos de forma vertical, isto é, um abaixo do outro, como num semáforo. Cubram cada círculo com uma folha de papel ofício.

- Posicionem os alunos em um só grupo, de frente para o semáforo.

- Retirem a folha sobre o círculo vermelho e falem:

O sinal vermelho representa os aspectos da cultura que devemos ter afastamento.

Peçam para que os alunos deem um passo para trás.

- Retirem a folha sobre o círculo amarelo e falem:

O sinal amarelo representa os aspectos da cultura que devemos ter cuidado, cautela, analisando a situação.

Peçam que os alunos permaneçam onde estão.

- Retirem a folha sobre o círculo verde e falem:

O sinal verde representa os aspectos da cultura que podemos participar, sendo influenciados e influenciadores.

Peçam para que os alunos deem um passo para frente e caminhar um pouco pela sala.

- Então, perguntem: Para cada cor, ou melhor, para cada situação quais atitudes podem ser apontadas?

Pode ocorrer divergência de opiniões, mas lembrem-se que as respostas não podem contradizer os valores éticos do reino de Deus.

- Para concluir, enfatizem como a Igreja pode influenciar culturalmente a sociedade.

Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com