Adolescentes - Adolescentes da Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Usando a minha influência, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre uma jovem judia que se chamava Ester. Escrevam o nome “Ester” no quadro.
Durante a semana peçam, através do grupo de WhatsApp da turma, para que os alunos pesquisem sobre a história de Ester.
- Agora, com base nesta pesquisa, solicitem para que os alunos apresentem informações sobre a personagem Ester.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Depois, apliquem a dinâmica “O Semáforo”, que proporcionará a contextualização do tema aula com a vida dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição e o nome da personagem Ester; mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e o nome Ester.
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para contextualizar o tema e finalizar a aula.
Dinâmica: O Semáforo
Objetivo:
Refletir sobre as influências culturais e questionar de que forma podemos exercer influência nesta sociedade.
Material:
03 círculos de cartolina, nas cores vermelha, amarela e verde.
Procedimento:
- Após falar sobre a influência de Ester no ambiente em que estava, enfatizem que vivemos em sociedade e que podemos ser influenciados e também podemos exercer influência.
- Coloquem no quadro os 03 círculos de forma vertical, isto é, um abaixo do outro, como num semáforo. Cubram cada círculo com uma folha de papel ofício.
- Posicionem os alunos em um só grupo, de frente para o semáforo.
- Retirem a folha sobre o círculo vermelho e falem:
O sinal vermelho representa os aspectos da cultura que devemos ter afastamento.
Peçam para que os alunos deem um passo para trás.
- Retirem a folha sobre o círculo amarelo e falem:
O sinal amarelo representa os aspectos da cultura que devemos ter cuidado, cautela, analisando a situação.
Peçam que os alunos permaneçam onde estão.
- Retirem a folha sobre o círculo verde e falem:
O sinal verde representa os aspectos da cultura que podemos participar, sendo influenciados e influenciadores.
Peçam para que os alunos deem um passo para frente e caminhar um pouco pela sala.
- Então, perguntem: Para cada cor, ou melhor, para cada situação quais atitudes podem ser apontadas?
Pode ocorrer divergência de opiniões, mas lembrem-se que as respostas não podem contradizer os valores éticos do reino de Deus.
- Para concluir, enfatizem como a Igreja pode influenciar culturalmente a sociedade.
Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com