Adolescentes - Vivendo em sociedade Lição 05: Padrões Sociais de Beleza

 

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Padrões Sociais de Beleza, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Iniciem o estudo, utilizando a dinâmica “Ditadura da Beleza”.

- Trabalhem os pontos levantados na lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a demonstração da 02 dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Ditadura da Beleza

Objetivo: Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma exagerada para atender a ditadura da beleza imposta pela mídia.

Material:

01 bola pequena

06 Garrafas descartáveis de 1 litro

01 tubo de cola branca

Nomes digitados: Corpo perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica, padrão único de beleza, dietas exageradas, anabolizantes.

Procedimento:

ANTES DA AULA:

- Colem em cada garrafa uma das palavras: Corpo perfeito, corpo atlético, cirurgia plástica, padrão único de beleza, dietas exageradas, anabolizantes.

- Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos jogarem a bola para derrubar as peças do boliche, afastando as cadeiras, mesa etc.

- Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.

- Aguardem os alunos.

DURANTE A AULA:

- Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima), falem que vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.

- Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que precisam ser “derrubadas”.

- Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais garrafas.

- Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.

- Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a participação dos alunos.

- Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo, fazer exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas eles devem derrubar as ideias de beleza transmitidas pela mídia.

- Agora, estudem os pontos levantados na lição, deixando claro a importância da beleza interior.

Ideia original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com