Adultos - O apóstolo Paulo - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo Lição 04: Paulo, a Vocação para Ser Apóstolo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

- Apresentem o título da lição: Paulo, a Vocação para Ser Apóstolo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

- Sublinhem a palavra “Apóstolo” e perguntem:

O que é apóstolo?

Aguardem as respostas. Se necessário, apresentem outras informações.

Aqui estão sendo utilizados o método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio.

- Depois, perguntem: Deus mudou o nome de Saulo para Paulo?(pergunta contida na lição item I.3).

Aguardem as respostas. Certamente, vão ocorrer respostas divergentes. Mas, apresentem as informações contidas na lição com base bíblica.

Aqui novamente estão sendo utilizados o método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio.

- Para concluir, apliquem a dinâmica “

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco e material da dinâmica;

- Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição) material da dinâmica; mas, vocês podem escrever outras informações;

- Método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para concluir a aula.

 

Dinâmica: Abrindo Caminhos

Objetivo: Iniciar ou concluir o estudo sobre o dom de Apóstolo.

Material:

01 caixa de presente

A expressão “Dom de Apóstolo” digitada

Vários objetos como: Chave, Bíblia, coração, lanterna, figura de mãos e pés, figura de pessoa orando, liga de plástico, lista com os Dons Espirituais.

01 Caminho confeccionado com 01 folha de papel madeira

Vários obstáculos(objetos que devem ser colocados no caminho)

01 medalha de ouro ou 01 troféu

01 colete ou um jaleco

01 sacola

Procedimento:

– Escolham uma pessoa da classe.

– Entreguem para ela um presente e peçam para que abra.

– Ao abrir o presente, ela encontrará a expressão: Dom de Apóstolo.

– Em seguida, peçam para que a pessoa leia a expressão para a turma.

– Falem: O dom de Apóstolo é uma dádiva de Deus e é considerado um dom ministerial.

– Coloquem um caminho feito de papel madeira e com vários obstáculos e peçam para que a pessoa fique no início.

– Depois, coloquem sobre esta pessoa um jaleco ou um colete, representando o revestimento da autoridade espiritual que o apóstolo deve ter.

– Em seguida, falem: Um apóstolo é enviado para implantar igrejas, pregar o evangelho a povos não alcançados. Isto é, abrir caminhos antes não existentes, daí as dificuldades e desafios para evangelizar e implantar e edificar as Igrejas.

Para tanto, ele precisa de várias ferramentas( já citadas no item material). Então, entreguem uma sacola ou uma caixa com as ferramentas. Vejam abaixo o que cada objeto ou figura pode representar:

Coração: Amor pelas almas e pela obra de Deus

Chave: Abre oportunidades

Bíblia: Fundamento da Igreja

Lanterna: Luz do evangelho

Figura de mãos e pés: ações e atitudes

Figura de pessoa de joelhos: Oração, jejum e comunhão com o Senhor.

Liga: Unidade de propósito

Lista com os Dons Espirituais

– Em seguida, peçam para que o “apóstolo” mostre para a turma o conteúdo da sacola. Cada objeto ou figura deve ser analisado quanto à importância deles para o ministério de Apóstolo.

– Para concluir o “apóstolo” deve andar pelo caminho, afastando os obstáculos e quando ele chegar ao final, entregar uma medalha de ouro ou um troféu para ele, simbolizando a concretização de ações e a vitória alcançada.

– Para concluir, leiam:

“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”(Salmo 126:6).

Por Sulamita Macedo.  http://atitudedeaprendiz.blogspot.com