ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 1/4º Trim 2021

 


PANORAMA DO LIVRO DE ECLESIASTES
 ___/ ___/ ______



Versículo do dia
"E apliquei o meu coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nelas os exercitar". Ec 1.13
 
Verdade aplicada
Eclesiastes mostra que a nossa vida é vazia se não tivermos Deus. 

Objetivos da lição
Conhecer o contexto de Eclesiastes;
- Estuda a vida do autor de Eclesiastes;
- Elucidar os objetivos e a literatura de Eclesiastes.

LEITURA SEMANAL
Segunda Ec 1.12 O pregador reinou sobre Israel.
Terça Ec 1.1 O ´regador era filho de Davi.
Quarta 1Rs 4.29 Deus deu a Salomão sabedoria e entendimento.
Quinta 1Rs 4.32 Salomão compôs provérbios e cânticos.
Sexta 1Rs 4.34 Uma sabedoria muito admirada.
Sábado Ec 1.16 Salomão foi o homem mais sábio que já existiu.

Introdução 
O livro sapiencial de Eclesiastes é um convite para repensarmos sobre a transitoriedade da vida, bem como as escolhas que precisamos fazer na busca de algo que realmente tenha valor. Eclesiastes nos ensina a aplicar o conhecimento em nosso cotidiano.

PONTO-CHAVE :
"A vida longe de Deus não faz sentido, pois fomos criados por Ele e para Ele".

1 - CONHECENDO O AUTOR DE ECLESIASTES
Conforme os escritos sagrados, o autor de Eclesiastes é Salomão, filho de Davi e um dos reis de maior proeminência no AT. Seu reinado se destacou pela sabedoria advinda de Deus e sua arte de administrar conflitos. Mesmo circunscrito à vida palaciana, teve tempo para escrever Provérbios, os Salmos 72 e 127, além de Cantares e Eclesiastes.

1.1. Quem era Salomão?
Salomão começou a reinar com 20 anos de idade e foi o terceiro monarca de Israel a reinar 40 anos, no período de 970 a 930a.C. Tem como ancestral o rei Davi, homem segundo o coração de Deus, e sua mãe se chamava Beteseba. Seu nome vem do hebraico "Shelomah", que significa "paz, pacífico". O ponto auge do seu reinado foi a construção do majestoso templo, bem como sua inauguração. infelizmente o fim da vida de Salomão foi marcado por um harém de mil mulheres e uma devoção à idolatria (1Rs 1-7). Após a sua morte Israel foi dividido em dois reinos.
 
1.2. A sabedoria de Salomão
Salomão ficou conhecido como o rei mais famoso da História. O próprio Deus atribuiu-lhe sabedoria, conhecimento amplificado, assim como a areia da praia (1Rs 4.29). Sua sabedoria sobrepujava os cabedais de conhecimento da época e os principais ícones do conhecimento, conforme registra em 1 Reis 4.30-31. Segundo o relato de 1 Crônicas 1.11, nem antes e nem depois teria homem com a sabedoria e as riquezas que Salomão possuiu. O relato bíblico diz que Salomão falou três mil provérbios e cinco mil cânticos versando sobre os mais variados temas, inclusive sobre a fauna e a flora (1Rs 4.33-34).

Refletindo
"A sabedoria consiste em usar o conhecimento na vivência diária".

2 - O CONTEXTO DE ECLESIASTES
Eclesiastes é considerado um livro sapiencial devido o teor e estrutura. Podemos dizer que, durante o reinado, Salomão teve tempo para pensar e repensar sobre os prazeres e futilidades das coisas materiais, levando-o mais tarde a deixar em seus escritos algo inspirado por Deus para seu povo.
 
2.1. A data do livro de Eclesiastes
Estudos mostram que Eclesiastes foi escrito no fim da vida de Salomão, momento este marcado de arrependimento e repreensão do Senhor (1Rs 1.1), provavelmente em 971 a.C. É um escrito da velhice de Salomão, onde ele externa seu descontentamento com a vida que ele vivera longe dos ditames de Deus e correndo atrás de coisas efêmeras, materiais e prazeres. Esta afirmativa é evidenciada pelo próprio Salomão em seus escritos ao exortar a juventude para se lembrar de Deus nos dias de sua mocidade, pois chegariam tempos de descontentamento. A grande tônica de Salomão nestas reflexões é mostrar qual é o grande sentido da vida; esta seria a pergunta a ser respondida (Ec 1.3).  
 
2.2. Por que o título Eclesiastes?
A expressão Eclesiastes é derivada do hebraico, "Qpheleth", trazendo a ideia de Pregador ou Orador da Assembleia. Ao iniciar seu livro, o autor faz questão de dizer. "Palavras do pregador" (Ec 1.1). A tradução para o nome Eclesiastes foi traduzida da Septuaginta. Provavelmente, o termo Eclesiastes esteja relacionado aos discursos ponderados ponderados por Salomão no fim da sua existência; deixando um legado teológico e filosófico que até hoje são motivos de estudo e reflexões. O livro de Eclesiastes é lido na Festa dos Tabernáculos; objetivando lembrar aos homens sobre o quesito efêmero das existência, bem como, guardar o coração dos homens da ganância e soberba. 

3 - OS PROPÓSITOS DE ECLESIASTES
Em nossa vivência, temos muitos questionamentos e poucas respostas; vivemos muito e refletimos pouco. Baseado nisto é que Deus inspira Salomão a escrever Eclesiastes, pois refletir sobre o propósito para o qual fomos chamados e sobre nossa vida nesta terra são fatores primordiais no exercício e no chamado cristão.
 
3.1. Refletindo nossa práxis de vida
Vivemos numa sociedade onde não temos tempo para refletir sobre nossa vida, família e nossa missão na Terra. Diante deste frenesi da hipermodernidade, muitos se perdem ante os prazeres e futilidades da vida. Neste sentido, o livro de Eclesiastes nos convida a repensar nossas práticas vividas "debaixo do sol", esta expressão revela uma visão materialista e secular que tem tornado as pessoas insensíveis em máquinas de gerar resultados. Nossa sociedade vive o caos da crise de identidade, da troca de papéis e valores, pois precisa repensar sua vivência a partir de valores bíblicos, teológicos e cristãos.
 
3.2. Viver uma vida de felicidade
Muitos acham que viver uma vida de felicidade é possível pela fortuna, prazeres e realizações pessoais, mas este é um dos grandes engodos da vida. Felicidade não consiste em ter tudo que meus olhos desejam e nem amontoar riquezas. Salomão deixou registrado que tudo que seus olhos desejaram, ele não privou seu coração de tal deleite (Ec 1.10-11). O resultado desta vida que ele escolheu foi o vazio e a aflição de espírito. Em sua inquirição, Salomão descobre que a gratidão, o temor a Deus e a contemplação das obras de Deus torna a vida mais plena e feliz. Em sua conclusão, Salomão é enfático ao dizer que o dever de todo homem é temer a Deus e guardar Seus mandamentos (Ec 12.13).

CONCLUSÃO
A grande mensagem que Eclesiastes nos lega é sobre a necessidade de vivermos uma vida pautada nos ditames estabelecidos por Deus e não em nossos achismos egoístas.

Eu aprendi que:
A felicidade plena existe somente quando descobrimos que o nosso maior objetivo não é conquistar coisas e sim amar a Deus a ao próximo.

Vídeo: Clique aqui.
 
Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com