ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Lição 3 / Revista nº 64

 


O Chamado de Um Profeta
__/___/____

Lições Bíblicas nº 64

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Isaías 6.6-8
6 - Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7 - e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado.
8- Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

Jeremias 1.4-9
4 - Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
5 - Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.
6 - Então, disse eu: Ah Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.
7 - Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
8 - Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. 
9 - E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.

Ezequiel 2.1-3
1 - E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.
2 - Então, entrou em mim o Espirito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.
3 - E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até este mesmo dia.

TEXTO AUREO
"Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá. ungirás profeta em teu lugar." 1 Reis 19.16

SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira- Génesis 12.1-4
O chamado de Abraão para formar uma nação
3ª feira- Êxodo 3.1-15
O chamado de Moisés para libertar o povo
4ª feira - 1 Samuel 3.1-14
O chamado e primeira missão do profeta Samuel
5ª feira- Deuteronômio 18.20-22
Presunçosos que não foram chamados
6ª feira- 1 Coríntios 1.1
Paulo, chamado para ser apóstolo
Sábado- Atos 13.1-4
O envio dos primeiros missionários da igreja
_________________________
Falar em nome de Deus era a tarefa básica dos profetas de Israel. Eles eram os beneficiários de um chamado especial de Deus para ser Seu porta-voz (VARUGHESE, Central Gospel, 2012, p. 208).
_________________________

COMENTÁRIO

Palavra introdutória
O ministério de um verdadeiro profeta é marcado pelo chamado que o precede. Os sacerdotes eram escolhidos de acordo com a tradição sagrada e por sua linhagem familiar. O profeta, por sua vez, era escolhido e chamado diretamente por Jeová. A autoridade dos profetas ancorava-se nessa memória.

1. A EXPERIÊNCIA DO CHAMADO
O ministério profético era marcado, inicialmente, por uma visitação do Espírito Santo, que trazia sobre o indivíduo algum tipo de capacitação, transformando-o em um autêntico representante divino diante do povo. No entanto o ministério profético não começava apenas com a visitação do Espirito Santo. Era necessário que houvesse uma mensagem trazida ao profeta que lhe fornecesse o conteúdo e o propósito de sua missão. É isso que faz dessa experiência um autêntico chamado profético.
_________________________
Abraão foi a primeira pessoa a ser chamada de profeta na Bíblia (Gn 20.7); e Moisés foi o primeiro profeta nacional de Israel (Dt 18.15-19).
________________________

1.1. Exemplos de chamados
Há exemplos de profetas, cujos chamados são comprovados em seus ministérios; no entanto, não é relatado como e quando isso aconteceu.

1.1.1. Elias e Eliseu
Elias simplesmente aparece no texto bíblico com uma autoridade tão grande, e com uma eficácia tão surpreendente em suas declarações, que é impossível duvidar do seu chamado. Seu sucessor, Eliseu, sim, foi indicado por Deus, mas foi o próprio Elias quem lhe comunicou o chamado (1 Rs 19.16).

1.1.2. Isaías
De modo diferente, o chamado de Isaías é contado em detalhes. No capítulo 6 do seu livro, o chamado aparece no versículo 8. Essa experiência deu-lhe um novo propósito para a vida, transformando-lhe o caráter, suas pretensões e seus sonhos pessoais. Tudo tornou-se secundário diante da missão recebida de Deus.

1.1.3. Amós
O próprio profeta fala do seu chamado (Am 7.14,15).
Por que Amós disse que não era profeta? Ao que parece, ele queria dizer que não era um vidente que profetizava por salário. Sua profissão era de um homem do campo, mas Deus apareceu-lhe, interrompeu sua atividade e comissionou-lhe para ir ao Reino do Norte entregar a Sua mensagem.

2. AS OBJEÇÕES APRESENTADAS
Por mais glorioso que pareça, raramente esse chamado era aceito com tranquilidade pelos profetas. (Êx 3.11; 4.10; Jr 1.6).

2.1. Possíveis motivos dessas objeções

2.1.1. Um chamado para toda vida
O profeta não é chamado para um fato isolado, o chamado poria fim a um ciclo de sua vida, que deveria ser deixado para trás. Tudo que tem esse caráter vitalício gera receio, ou mesmo, temor.

2.1.2. Um chamado que abarcava diversos aspectos da vida
A atividade profética não era algo praticado nas horas vagas. Quando alguém era chamado por Deus, todas as áreas da sua vida eram transformadas. Eliseu deixou tudo para seguir Elias e tornar-se seu sucessor. Amós largou a função de boiadeiro e viajou para o Reino do Norte, enfrentando toda oposição.

2.1.3. O chamado envolvia tarefas difíceis
A primeira missão dada a Samuel, chamado ainda menino, foi declarar o juízo de Deus sobre a casa de Eli, seu mestre e tutor. Jonas tentou fugir da missão de pregar em Nínive, atitude que deixa claro que não era uma missão desejável para si. E o que dizer do profeta Oseias, convidado a casar-se com uma prostituta como parte de sua comissão?

2.2. O chamado continha uma ordem
Embora Isaías tenha se prontificado a ir, diversas passagens mostram que seu chamado não se tratava de um convite exatamente, mas de um mandado divino. 
Há o exemplo de Jeremias que, por causa das pedradas, decide calar-se diante do mal à sua volta: (Jr 20.8; Jr 20.9). Ele tenta calar-se, mas um fogo irresistível toma conta do seu coração e o impulsiona a pregar.

3. O PROPÓSITO DO CHAMADO

3.1. Chamados para repreender
Os profetas funcionavam como uma espécie de freio moral para o povo, para os sacerdotes ou para os reis, que frequentemente se afastavam de Deus e seguiam por um caminho de pecado. Deus enviava o profeta para repreendê-los de seus intentos e práticas carnais. (2 Sm 12).

3.2. Chamados para proferir sentenças
No primeiro livro dos Reis de Israel, capítulo 14, versos de 1 a 14, o rei Jeroboão enviou sua mulher ao profeta Aías, a fim de que este declarasse o que sucederia com seu filho que adoecera. Embora ela estivesse disfarçada e o profeta cego pela velhice, a sentença foi declarada: a morte de seu filho e o fim de sua linhagem. O profeta Jeú também profetizou basicamente a mesma coisa contra a casa de Baasa, rei de Israel (1 Rs 16.1-7,12).

3.3. Chamados para interceder
Daniel foi chamado para o ministério profético. Ele orava três vezes ao dia pela restauração de Jerusalém (Dn 9.18,19). A passagem de 2 Reis 19.1-4 conta-nos que, ao receber o comunicado de guerra da Assíria, o rei Ezequias transmite a mensagem ao profeta Isaias, esperando que o profeta orasse.
Uma passagem incomum foi quando o Senhor proibiu o profeta Jeremias de interceder pelo povo (Jr 7.16-18), afirmando que não o ouviria nesse caso.

CONCLUSÃO
Ministério não é uma questão de capacidade humana, mas de escolha divina. Todo chamado legítimo precisará de legalidade, que vem da imposição de mãos dos líderes da igreja, e da eficácia, que vem do reconhecimento do povo. Não basta uma coisa sem a outra.

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. Cite três motivos para as objeções dos profetas:


Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 64 - Central Gospel  via https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/