Jovens: Jesus Cristo voltará - Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja Lição 02: Sinais da Segunda Vinda de Jesus Cristo


Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Sinais da Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

Durante a semana que antecede a aula, peçam para que os alunos pesquisem sobre os acontecimentos que são prenúncios da vinda de Jesus. Para isto vocês podem utilizar o grupo de WhatsApp da turma.

No dia da aula, para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Os Sinais”, que vai oportunizar a elaboração de atividades utilizando a pesquisa realizada pelos alunos.

- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, realizem uma discussão sobre a apatia/incredulidade de muitos cristãos acerca da evidência dos acontecimentos como sinais da vinda de Jesus.

Com a realização da pesquisa e a discussão sobre o tema está sendo utilizada a Metodologia Ativa de Aprendizagem.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material da dinâmica;

- Pesquisar sobre acontecimentos(sinais sobre a vinda de Jesus) e discussão sobre o tema - Metodologia Ativa de Aprendizagem.

- Participação dos alunos na aula;

- Método audiovisual: quadro com o título da lição e apresentação da dinâmica;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Os Sinais

Objetivo: Estudar sobre os sinais da Vinda de Jesus.

Material:

Para o grupo 01: Papel ofício, caneta, reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.

Para o grupo 02: 02 cartolinas, 02 pincéis atômicos, 02 tubos de cola, figuras e reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.

Procedimento:

Durante a semana que antecede a aula: Peçam para que os alunos pesquisem sobre os acontecimentos que são prenúncios da vinda de Jesus. Para isto vocês podem utilizar o grupo de WhatsApp da turma.

No dia da aula:

– Organizem os alunos em 02 grupos.

– Falem que eles vão elaborar manchetes para jornal falado e escrito sobre os sinais que antecedem a vinda de Jesus.

Grupo 01: jornal falado

Grupo 02: Jornal escrito.

– Forneçam material, conforme descrição acima.

– Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos.

– Durante a atividade, passem pelos grupos, orientando ou corrigindo, caso necessário.

– Orientem que cada grupo vai apresentar para os colegas. No caso do jornal falado, vocês podem organizar uma “bancada”, para os “repórteres” apresentarem as notícias.

– Para finalizar, leiam:

“Ora quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”(Lc 21.28).

Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com