Jovens: Jesus Cristo voltará - Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja Lição 05: As Bodas do Cordeiro

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: As Bodas do Cordeiro.

Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para continuar a montagem da linha do tempo, coloquem a expressão “As Bodas do Cordeiro” depois do “Tribunal de Cristo”.

- Falem: Já estudamos neste trimestre sobre os sinais que antecedem o Arrebatamento, o Arrebatamento, o Tribunal de Cristo e na aula de hoje estudaremos sobre as Bodas do Cordeiro.

Trabalhem o significado da palavra “Bodas” e depois da expressão “Bodas do Cordeiro”.

Comecem perguntando o que significa a palavra Bodas. Aguardem as respostas.

Bodas: termo usado para festa ou aniversário de casamento.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

Agora, perguntem o que eles entendem sobre “Bodas do Cordeiro”. Aguardem as repostas.

Bodas do Cordeiro: Festa de casamento de Jesus com sua noiva, a Igreja.

Aqui está sendo utilizado o Conhecimento Prévio.

- Reflitam com os alunos sobre a organização de um casamento, antes, durante e depois da cerimônia. As tarefas realizadas para esta celebração, os detalhes, há um sem-fim de pontos previstos e executados para que a festa aconteça a melhor forma possível.

Agora, façam uma relação entre o casamento terreno com as Bodas do Cordeiro, enfatizando a importância da preparação da noiva, a Igreja, para o encontro com o noivo, Jesus.

- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição, contextualizando o tema com o tipo de aluno que você tem, buscando durante a aula, a participação e envolvimento do aluno. Dessa forma, a aprendizagem será mais significativa.

- Após o estudo sobre as Bodas do Cordeiro e para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Convite de Casamento”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento;

Material da dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio;

- Método audiovisual: quadro com o título da lição, a linha do tempo e apresentação da dinâmica;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Convite de Casamento

Objetivo: Realizar a conclusão do estudo sobre as Bodas do Cordeiro.

Material:

Convites de casamento

01 quadro e 01 cartolina ou 02 cartolinas

01 pincel atômico ou marcador para quadro branco

Procedimento:

- Apresentem para os alunos alguns convites de casamento.

- Peçam para que os alunos leiam e observem com atenção o conteúdo.

- Agora, proponham para que eles confeccionem um convite de casamento para as Bodas do Cordeiro, utilizando uma cartolina, 01 pincel atômico e as sugestões do tópico seguinte.

- Escrevam no quadro ou cartolina os principais elementos para este convite. Depois do estudo sobre as Bodas do Cordeiro, ficará fácil a elaboração com os pontos sugeridos a seguir:

Nome da noiva e do noivo: Igreja e Jesus

Local de realização: No Céu

Duração da festa: 7 anos aproximadamente

Dia e hora: Ninguém sabe, mas será após o Arrebatamento e o Tribunal de Cristo. Então, esteja preparado.

Convidados: Os salvos de todas as épocas.

Tipo de vestimenta: Vestes brancas, linho fino, puro e resplandecente.

Cântico: Encontra-se em Ap. 5. 9 – 11

Cardápio: Surpresa, mas será servido um jantar.

- Depois, enfatizem a importância da preparação da noiva para este evento tão especial, pois já recebemos o convite para esta festa de casamento.

- Depois, coloquem este convite em local visível. É interessante que o nome da classe e dos professores sejam colocados, para que haja divulgação da produção da turma.

Por Sulamita Macedo.  http://atitudedeaprendiz.blogspot.com