Juvenis – Queda e Redenção Lição 02: Consequências da Queda


Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição:  Consequências da Queda, escrevendo no quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, falem que esta expressão faz referência as consequências da queda do homem quando pecou.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Bumerangue”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica.

- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a demonstração da dinâmica.

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.

 

Dinâmica: Bumerangue

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre as consequências do pecado.

Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.

Material:

01 bumerangue(pode ser feito de vários materiais)

01 cesta pequena com sementes variadas.

01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.

Procedimento:

- Apresentem um bumerangue e perguntem como funciona.

Aguardem as respostas.

Espera-se que eles falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta à mão daquele que o arremessou. Se possível, façam uma demonstração.

- Escrevam no quadro: Lei da semeadura.

Perguntem o que os alunos entendem sobre isto.

Aguardem as respostas.

- Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai sentir as consequências daquilo que falou e praticou. Estudamos nesta lição quais as consequências da queda do homem quando pecou.

- Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.

- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

- Perguntem:

O que vocês estão falando ou praticando?

O que estão colhendo destas ações?

- Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.

Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com