Juvenis – Queda e Redenção Lição 04: A Corrupção da Humanidade

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Corrupção da humanidade, escrevendo no quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, apliquem a dinâmica “Dois caminhos, uma escolha”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica.

- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a demonstração da dinâmica.

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.

 

Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre o Humanismo.

Apontar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Material:

Cadeiras

Figuras de homem e mulher

Palavra DEUS

02 envelopes:

Nome “Conhecimento de Deus” escrito para colocar dentro do envelope 01

Palavra “Humanismo” escrita para colocar dentro do envelope 02.

Procedimento:

Antes da aula:

Organizem as cadeiras de forma que formem 02 caminhos

No final de cada caminho coloquem 01 cadeira

Em 01 cadeira, fixem uma figura de um homem e de uma mulher. Deixem também um envelope e coloquem dentro dele o nome Humanismo.

Na outra cadeira, coloquem 01 folha com o nome DEUS. Também coloquem um envelope e dentro dele o nome “Conhecimento de Deus”.

Durante a aula:

- Organizem os alunos em 02 grupos.

- Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem dois caminhos para seguir.

- Peçam para um grupo andar pelo caminho que conduz a Deus.

- Peçam para o outro grupo andar pelo caminho representado pelas figuras do homem e da mulher.

- Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo.

- Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.

Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir o caminho do Humanismo, rejeitando Deus.

- Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher?

- Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).

- Para concluir, falem: É sobre a corrupção da humanidade que rejeita Deus e prefere as ideias humanistas, no homem no centro, que vamos estudar hoje nesta lição.

Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com