Lição 04: Nunca mais Terás Sede



Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Nunca mais terás Sedeescrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Uma água diferente”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;

Material para realização da dinâmica;

- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.

 

Dinâmica: Uma água diferente

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o que significa “Água da Vida”.

Material:

01 garrafa com água para beber

Copos descartáveis

Procedimento:

- Com uma garrafa de água na mão, perguntem:

Alguém está com sede? Deseja beber água agora?

- Entreguem um copo descartável para os alunos que desejam beber água e distribuam água para eles.

- Depois, falem da importância de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água a pessoa pode ficar desidratado e ter problemas de saúde.

- Perguntem: alguém já bebeu um tipo de água diferente desta?(aponte para a garrafa)

Aguardem as respostas. Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água saborizada, água de côco etc.

- Falem: Jesus ofereceu uma água diferente para a mulher samaritana – uma água que se ela tomasse nunca mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água que tomamos.  A gente toma água, mas depois temos sede e tomamos novamente.

- Falem: O nome da água é a “Água da vida”. Vamos começar a estudar sobre ela agora?

- Comecem a trabalhar o conteúdo da lição.

Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com