Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Nunca mais terás Sede, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Uma água diferente”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;
Material para realização da dinâmica;
- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica: Uma água diferente
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o que significa “Água da Vida”.
Material:
01 garrafa com água para beber
Copos descartáveis
- Com uma garrafa de água na mão, perguntem:
Alguém está com sede? Deseja beber água agora?
- Entreguem um copo descartável para os alunos que desejam beber água e distribuam água para eles.
- Depois, falem da importância de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água a pessoa pode ficar desidratado e ter problemas de saúde.
- Perguntem: alguém já bebeu um tipo de água diferente desta?(aponte para a garrafa)
Aguardem as respostas. Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água saborizada, água de côco etc.
- Falem: Jesus ofereceu uma água diferente para a mulher samaritana – uma água que se ela tomasse nunca mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água que tomamos. A gente toma água, mas depois temos sede e tomamos novamente.
- Falem: O nome da água é a “Água da vida”. Vamos começar a estudar sobre ela agora?
- Comecem a trabalhar o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com