Lição 2 - Saulo de Tarso, o Perseguidor

 


     






Texto Áureo
"E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote." (At 9.1)

Leitura Bíblica em Classe
      Atos 8.1-3
1 - E também Saulo consentiu na morte dele [Estevão]. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos.
2 - E uns varões piedosos foram enterrar Estevão e fizeram sobre ele grande pranto.
3 - Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.
Atos 22.4-5
4 - Perseguiu este caminho até a morte, prendendo e metendo em prisões, tanto homens como mulheres,
5 - Como também o sumo sacerdote é testemunha, e todo o conselho dos anciãos; e, recebendo destes cartas para os irmãos, fui a Damasco, para trazer maniatados para Jerusalém aqueles que ali estivessem, a fim de que fossem castigados.
Atos 26.9-11
9 - Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus, o Nazareno, devia eu, praticar muitos atos.
10 - o que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido poder dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e, quando os matavam, eu dava o meu voto contra eles.
11 - E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente e contra eles, até nas cidades estranhas os persegui.
Introdução

I -  Saulo de Tarso, o Perseguidor Implacável

1 - Saulo se descreve como "Blasfemo", "Perseguidor" e "Opressor" (1Tm 1.13)
"a mim, que, dantes, fui blasfemo, e perseguidor, e opressor; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade." (1Tm 1.13)
Paulo neste versículo expõe o seu passado, na sua ignorância, pensando estar agradando a Deus, se tornou um dos maiores perseguidores e opressores do cristianismo primitivo. Paulo Blasfemou, zombou dos ensinos de Jesus Cristo, todavia, como ele mesmo diz: alcançou misericórdia.
As pessoas podem se sentir tão culpadas, com relação ao seu passado, a ponto de pensar que Deus jamais poderia perdoá-las e aceitá-las.
Mas considere o passado de Paulo. Ele zombou dos ensinamentos de Jesus e tinha caçado, perseguido e assassinado o povo de Deus antes de vir a fé em Cristo (At 9.1-9). Deus perdoou Paulo e o usou vigorosamente em benefício do seu reino. Não importa quão vergonhoso possa ter sido seu passado, Deus também pode lhe perdoar e lhe usar (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1750)

2 - As Ameaças de Saulo de Tarso
"E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote." (At 9.1)
Paulo era tão zeloso nas suas crenças judaicas que determinou em seu coração perseguir qualquer um que anunciasse sua fé em Jesus Cristo.
Não bastava perseguir os cristãos somente em Jerusalém, Paulo não poupou esforços para perseguir os cristãos em qualquer área geográfica, na próxima lição veremos que Paulo saiu de Jerusalém e tendo em mão uma "carta branca" para perseguir os cristãos em qualquer lugar, foi para Damasco, uma importante cidade comercial situada a 241 Km de distância de Jerusalém, onde ocorreu seu encontro com Jesus e sua conversão.
Por que os judeus de Jerusalém desejariam perseguir os cristãos em lugares tão distantes como Damasco ?
Há várias possibilidades:
(1) para prender os cristãos que haviam fugido
(2) para impedir a transmissão do cristianismo a outras cidades importantes
(3) para impedir que os cristãos causassem qualquer problema com Roma
(4) para promover a carreira de Paulo e construir sua reputação como um verdadeiro fariseu zeloso da lei
(5) para unificar as facções do judaísmo, dando-lhes um inimigo comum. 
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1543)

3 - Por que Saulo Perseguia os Cristãos ?



II - A Perseguição contra a Igreja de Cristo

1 - Contra os Seguidores de Jesus
Quem persegue um cristão e sua crença em Jesus Cristo, não está perseguindo uma pessoa, está perseguindo o próprio Jesus Cristo, visto que Cristo é a cabeça da Igreja, o comentarista da Lição destacou:


No versículo abaixo, observamos que o próprio Jesus ao se revelar para Saulo de Tarso, faz um pergunta confirmando o que acabamos de refletir.
"E indo no caminho, aconteceu que, [Saulo] chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouvia uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele [Saulo] disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitar contra os aguilhões." (Atos 9.3-5)
Saulo pensava que estava perseguindo hereges, mas estava perseguindo o próprio Jesus. Qualquer pessoa, hoje, que persiga crentes, também é culpada de perseguir a Jesus (veja Mt 25.40,45), porque os crentes são o corpo de Cristo na terra. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1543)

2 - Saulo de Tarso e Estevão


"E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertos, e dos cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia, e da Ásia, e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava. Então, subornaram uns homens para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus" (At 6.9-10).
Esses homens que disputavam com Estevão chamada dos libertos
era um grupo de escravos judeus, que tinham sido libertados por Roma e haviam formado sua própria sinagoga em Jerusalém. Esses homens mentiram a respeito de Estêvão, fazendo com  que ele fosse aprisionado e trazido diante do supremo conselho dos judeus. Os saduceus, o grupo dominante do conselho, aceitavam e estudavam apenas os textos de Moisés (de Gênesis até Deuteronômio). Na opinião deles, proferir blasfêmias contra Moisés era um crime. Mas, examinando as palavras de Estêvão (At 7), vemos que essa acusação era falsa. Estêvão baseou sua revisão da história de Israel nos textos de Moisés. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1536).


"E também Saulo consentiu na morte dele [Estevão]. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e da Samaria, exceto os apóstolos." (At 8.1)
A perseguição levou os cristãos além de Jerusalém, fazendo com que fossem à Judéia e Samaria, cumprindo, assim a segunda parte da instrução de Jesus ("Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra." At 1.8). A perseguição ajudou a transmitir as boas-novas. Deus traria grandes resultados do sofrimento dos crentes. A perseguição forçou os crentes a deixarem suas casas em Jerusalém, e as boas-novas foram junto com eles. Às vezes sentimos desconfortáveis, porque vamos nos mudar. Podemos não querer sentir isso, mas o desconforto pode ser melhor para nós, porque Deus pode estar operando por intermédio de nosso sofrimento. Quando você se sentir tentado a se queixar de circunstâncias desconfortáveis ou dolorosas, pare e pergunte-se se Deus pode estar preparando você para uma tarefa especial.(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1540)

"Mas ele [Estevão], estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os ouvidos e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo." (At 7.55-56)
Quando Jesus estava perante o Sinédrio, o sumo sacerdote fez uma pergunta para Jesus: "Conjuro-te pelo Deus vivo, que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus." (Mt 26.63), então Jesus pronunciou as mesmas palavras que foram pronunciadas por Estêvão, veja:
"Disse-lhes Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu" (Mt 26.64).
Então o sumo sacerdote enfurecido rasga a veste (Mt 26.64) e diz que Jesus Blasfemou, condenando-o a morte. Observe que no caso de Estêvão, ao ouvir tais palavras,  também enfurecidos, expulsaram Estêvão da cidade e o apedrejaram até a morte.
As pessoas podem não nos matar pelo nosso testemunho a respeito de Cristo, mas podem nos dar a entender que não querem ouvir a verdade e tentar nos silenciar. Continue honrando a Deus em sua conduta e suas palavras. Embora muitos possam se voltar contra você e sua mensagem, alguns seguirão a Cristo. Lembre-se, a morte de Estêvão causou um profundo impacto em Paulo, que, posteriormente, veio a ser o maior missionário do mundo. Até mesmo aqueles que se opõem a você agora podem, mais tarde, se converter a Cristo. (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1539).

EFEITOS DA MORTE DE ESTÊVÃO
A morte de Estêvão não foi em vão. Abaixo, estão alguns dos eventos que resultaram (diretamente ou indiretamente) da perseguição que se iniciou com o martírio de Estêvão.
1. Viagem evangelística de Filipe (At 8.4-40)
2. Conversão de Paulo (Saulo) (At 9.1-30)
3. Viagem missionária de Pedro (At 9.32-11.18)
4. Fundação da Igreja em Antioquia, na Síria (At 11.19ss) 
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1538).

3 - Uma Tolerância Religiosa e Política contra a Igreja Atual




III - Quando um Sistema se volta contra a Igreja

1 - Como era a Perseguição contra os Primeiros Discípulos ?


"como também o sumo sacerdote me é testemunha, e todo o conselho dos anciãos; e, recebendo destes cartas para os irmãos, fui a Damasco, para trazer manietados para Jerusalém aqueles que ali estivessem, a fim de que fossem castigados." (At 22.5)

Durante o ministério de Jesus, Ele já havia alertado que seus seguidores seriam perseguidos e mortos por pessoas que pensariam que fazendo isso estariam agradando a Deus, veja :
"Expulsar-vo-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus (Jo 16.2).

2 - Perseguição, Tortura e Método
    

"o que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido poder dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e, quando os matavam, eu dava o meu voto contra eles. E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui." (Ato 26.10-11)

3 - Perseguição aos Pentecostais



Conclusão















https://www.ebdpanorama.com