Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Crescendo em Sabedoria.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Crescendo”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;
Material para realização da dinâmica;
- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica: Crescendo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o crescimento em estatura, espiritual e em sabedoria de Jesus.
Material:
Cópias de fotos dos alunos com idades diferentes(vejam orientação no procedimento)
01 fita métrica ou outro meio de medição
Procedimento:
Antes da aula:
Solicitem aos alunos cópias de fotos de quando eles eram recém-nascidos e mais 03 fotos com idades diferentes e 01 atual. Vocês podem fazer isto, através das redes sociais.
E se eles se esquecerem? Então é bom vocês organizarem fotos retiradas de revistas que representem o crescimento físico, de crianças e adolescentes diferentes.
Durante a aula:
- Quando os alunos chegarem, peçam as cópias das fotos solicitadas. Organizem num quadro as fotos por aluno em ordem cronológica, isto é, por idade.
- Solicitem para que os alunos falem sobre as diferenças que eles observam em suas próprias fotos, quando ao crescimento.
- Depois, comentem sobre alguns pontos importantes que aconteceram de criança até fase em que eles hoje, como: aprenderam a sentar, a andar, a falar, ler e escrever, tomar banho e se vestir sozinhos, desenvolvimento do raciocínio e habilidades, estudar, usar as redes sociais etc.
- Observamos que vocês tiveram crescimento físico, intelectual. Mas, precisamos também crescer em sabedoria e espiritualmente.
- Vamos estudar na aula de hoje sobre Jesus com 12 anos de idade, apresentando seu desenvolvimento físico, espiritual e sabedoria.
- Peguem a fita métrica ou outro meio de medir e comecem a medir os alunos, anotem a medição.
- Falem: Agora, eu medi a altura de vocês, o que vocês já cresceram. Mas preciso medir o crescimento espiritual e a sabedoria de vocês. Como posso fazer isto?
Aguardem as respostas. Então, falem que estes tipos de crescimento não conseguem medir, mas é observado pelo comportamento da pessoa.
- Falem: Então, vamos estudar sobre isto?
Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com