Adolescentes - Vivendo em sociedade Lição 06: Mantendo-se Puro na Sociedade

 



Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Mantendo-se puro na Sociedade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “Sexualidade”.

- Trabalhem os pontos levantados na lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Sexualidade

Objetivos:

Conhecer o que os alunos sabem sobre o tema.

Alertar para a necessidade de saber defender o ponto de vista bíblico sobre a sexualidade, prática sexual etc.

Material:

04 crachás com nome JORNALISTA

Perguntas num envelope(vejam no procedimento)

Procedimento:

1 - Dividam a turma em 4 grupos.

2 - Falem que cada grupo receberá um jornalista que fará perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre sexualidade.

3 - Então, coloquem o crachá com nome JORNALISTA em uma pessoa do grupo, que também receberá as perguntas que deverá fazer para o grupo.

Perguntas para o grupo 1:

- Praticar sexo é pecado?

- O que a Bíblia fala sobre homossexualismo?

- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados que os pais evangélicos estão tendo quanto ao acesso dos seus filhos a sites pornográficos?

Perguntas para o grupo 2:

 - Como é feita a orientação sexual na Igreja?

 - O casal evangélico pode ter prazer sexual no casamento?

- Qual o posicionamento dos evangélicos quanto ao homossexualismo?

Perguntas para o grupo 3:

- Como é feita a orientação sexual na família evangélica?

- É verdade que a igreja prega que o sexo só deve ser praticado depois do casamento? Argumente.

- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil a internet. Quais os cuidados que a igreja está tendo quanto ao acesso dos seus membros a sites pornográficos?

4 - Depois, os “jornalistas” vão apresentar para a turma as respostas dos grupos.

5 - Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, apresentando argumentos bíblicos, confirmando, acrescentado ou contrapondo, se necessário, com as respostas dos grupos.

Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com