Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se nas Redes Sociais, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “Apenas um clique”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Apenas Um Clique!
Objetivos:
Refletir sobre o uso da Internet.
Alertar sobre os relacionamentos nas redes sociais, a exposição pessoal muito comum entre os jovens.
½ de uma cartolina de cor verde e vermelha
02 pincéis atômicos
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo. O professor também deve fazer parte do círculo.
- Perguntem: De que modo vocês acessam a internet?
As respostas devem girar em torno do acesso em casa, na escola, na rua, através de celular, computador, tablet etc.
- Aproveitem este momento e falem sobre a facilidade de acesso com tantas possibilidades, até para quem não tem computador em casa, que pode acessar numa lan-house com preço muito pequeno.
- Agora, apresentem para os alunos ½ de cartolina, uma de cor verde e outra vermelha, contendo duas perguntas:
Na verde: Quais os pontos positivos da Internet?
Na vermelha: Quais os pontos negativos da Internet?
Entreguem a folha verde(dos pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado direito.
Entreguem a folha vermelha(dos pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado esquerdo.
Fiquem observando a atividade e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao responder.
- Após a conclusão desta parte, leiam para os alunos os pontos positivos e negativos da Internet, reflitam com eles sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
Reflitam sobre as cores utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e positivos. A cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre acesso, mas a cor vermelha nos remete a cuidado, proibição.
- Reflitam ainda sobre o conteúdo do que eles acessam, partindo do princípio dos benefícios e malefícios para a formação do caráter do adolescente.
Deixem claro a importância da Internet e a necessidade de sua utilização, mas enfatizem que deve haver cuidado por parte de quem utiliza.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
- Lembrem-se de que o que separa você dos conteúdos bons ou ruins da internet é apenas um clique, que depende de sua vontade e autocontrole.
- Alertem sobre os relacionamentos nas redes sociais e a exposição pessoal muito comum entre os jovens.
- Para concluir, leiam:
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”(Salmo 1:1-2).
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”(I Co 15.33).
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua...” (Cl 2.8).
“Não porei coisa má diante dos meus olhos” (Salmos 101:3).
Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com